Diário de São Paulo
Siga-nos
MPOX

Imigrante é isolado em Guarulhos com suspeita de Mpox

Paciente com suspeita da doença está em isolamento enquanto aguarda resultado de exames

Aeroporto de Guarulhos - Imagem: Reprodução / Google Street View
Aeroporto de Guarulhos - Imagem: Reprodução / Google Street View

Sabrina Oliveira Publicado em 27/08/2024, às 10h54


As autoridades de saúde estão em alerta após a identificação de um caso suspeito de mpox em um imigrante que se encontrava no aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo. O paciente, que estava em uma área restrita destinada a solicitações de refúgio, foi inicialmente atendido em uma unidade de pronto atendimento e, posteriormente, encaminhado ao Hospital Emílio Ribas, em São Paulo, onde permanece em isolamento.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde de Guarulhos, o imigrante, cuja nacionalidade e identidade não foram divulgadas, apresentou sintomas que levantaram suspeitas de infecção por mpox. Atualmente, ele se encontra isolado em um quarto de hotel, onde está sendo monitorado de perto por profissionais de saúde.

O Ministério da Saúde emitiu uma nota afirmando que o paciente está "em bom estado de saúde" e que todas as medidas necessárias estão sendo tomadas para prevenir a disseminação do vírus. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também confirmou que foram implementadas medidas de limpeza e desinfecção na área onde o imigrante estava localizado no aeroporto.

O Instituto de Infectologia Emílio Ribas, referência no tratamento de doenças infecciosas em São Paulo, informou que o caso está em investigação e que a principal hipótese diagnóstica é varicela, e não mpox, como inicialmente suspeitado. O exame para confirmação da doença está sendo processado no Instituto Adolfo Lutz e deve ser liberado nos próximos dias

Nos primeiros sete meses deste ano, o estado de São Paulo registrou um aumento significativo nos casos de mpox, com 315 confirmações, o que representa um crescimento de mais de 300% em comparação com o mesmo período do ano passado, que registrou 88 casos. 

A população é orientada a seguir as recomendações de prevenção contra a mpox, como evitar contato próximo com pessoas que apresentem sintomas, lavar as mãos regularmente e utilizar máscaras em locais de risco.

Compartilhe