Presidente participou da primeira reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) e assinou um decreto que promete aumentar a oferta de gás natural

William Oliveira Publicado em 26/08/2024, às 13h10
Na manhã desta segunda-feira (26), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), participou da primeira reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), no Ministério de Minas e Energia (MME).
Durante a reunião, foi anunciada a ampliação da distribuição de gás de cozinha para mais de 20 milhões de famílias até 2025, e o presidente comentou sobre a medida.
“Quando a gente faz política de gás é porque devia estar na cesta básica brasileira”, afirmou Lula.
De acordo com os temas discutidos no conselho, ficou acordada a criação do Fórum Nacional de Transição Energética, para fazer recomendações ao CNPE, e o Plano Nacional de Transição Energética (Plante).
“Sabe por que falo em consumo? Porque sem consumo não tem indústria. Como vai fabricar carro se não tiver consumo? Roupa se não tiver consumo? Comida se não tiver consumo?”, completou o presidente.
Aumento da oferta de gás natural
Ainda no dia de hoje, o presidente assinou um decreto que promete aumentar a oferta de gás natural, barateando o insumo para a indústria. O barateamento do gás é uma forma de incentivar o setor.
O decreto em questão é resultado do grupo de trabalho do Programa Gás para Empregar, que há quase um ano estuda diversas maneiras para incentivar o mercado do consumo de gás natural.
Utilizado para diversas finalidades, o combustível é usado principalmente como matéria-prima ou como fonte de calor, e representa grande parte dos custos da indústria.
A proposta ainda dá mais poder à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para atuar em todas as etapas de produção e determinar a redução dos índices de reinjeção de gás. A reinjeção é usada para aumentar a produção de petróleo, exercendo pressão dentro dos poços de combustíveis.

EXPLÍCITO: MC Mirella apela com vídeo de sexo para promover OnlyFans; assista

STJ revoga prisão preventiva de sete investigados da Operação Narco Bet, mas mantém Buzeira e contador presos

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

Funcionária investigada por agressão a bebê em creche no interior de SP é encontrada morta

Morto em motel! Bandido acusou PMs de corrupção e traiu traficantes e milicianos

Funcionária investigada por agressão a bebê em creche no interior de SP é encontrada morta

PM mata suspeito de envolvimento em ataque contra irmão de Eloá Pimentel

Incêndio em prédio residencial deixa ao menos seis mortos e dezenas de feridos na Bélgica

Homem é baleado ao reagir a assalto na Vila Madalena; criminosos fogem em motos

Flávio diz que Michelle está "completamente desinformada" ao insinuar que ele foi à festa de Vorcaro