Diário de São Paulo
Siga-nos
Venezuela

Em comunicado oficial Brasil e Colômbia pedem divulgação atas de eleição venezuelana

Os dois países ainda não reconheceram o resultado das eleições

Os dois países ainda não reconheceram o resultado das eleições - Imagem: Reprodução / Ricardo Stuckert / PR
Os dois países ainda não reconheceram o resultado das eleições - Imagem: Reprodução / Ricardo Stuckert / PR

Gabriela Thier Publicado em 25/08/2024, às 10h04


Na noite do último sábado (24) os governos do Brasil e da Colômbia publicaram um novo comunicado oficial exigindo a divulgação das atas das eleições presidenciais da Venezuela, que recentemente, segundo o Tribunal Supremo de Justiça do país, reelegeram Nicolás Maduro.

O comunicado reforça que “ambos os presidente” só estarão convencidos da credibilidade da eleição com a transparência dos dados em relação aos votos, confirmando assim que o resultado ainda não foi reconhecido no Brasil nem na Colômbia.

Confira abaixo trechos do comunicado assinado por Lula (PT) e Gustavo Petro:

“Brasil e Colômbia tomam nota da decisão do Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) da Venezuela sobre o processo eleitoral. Reiteram que continuam a aguardar a divulgação, pelo CNE, das atas desagregadas por seção de votação. E relembram os compromissos assumidos pelo governo e pela oposição mediante a assinatura dos Acordos de Barbados, cujo espírito de transparência deve ser respeitado.


Ambos os presidentes permanecem convencidos de que a credibilidade do processo eleitoral somente poderá ser restabelecida mediante a publicação transparente dos dados desagregados por seção eleitoral e verificáveis.”

Compartilhe