Diário de São Paulo
Siga-nos
Transporte Público

Falha elétrica paralisa linha 12-Safira e gera caos na zona Leste

Circulação na linha 12-Safira é prejudicada, forçando passageiros a buscarem alternativas de transporte

Internauta relata enorme fila para embarque na estação Itaim Paulista - Imagem: Reprodução / X (antigo Twitter) @FeParadela
Internauta relata enorme fila para embarque na estação Itaim Paulista - Imagem: Reprodução / X (antigo Twitter) @FeParadela

Sabrina Oliveira Publicado em 27/08/2024, às 11h19


Na manhã desta terça-feira, a Linha 12-Safira da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) enfrentou uma interrupção parcial devido a uma falha na rede aérea de energia na região do Brás, Zona Leste de São Paulo. A falha causou transtornos para milhares de passageiros que dependem do serviço para se locomover pela cidade.

A falha foi identificada entre as estações Tatuapé e Brás, impedindo a circulação de trens nesse trecho entre 4h e 7h10. De acordo com a CPTM, equipes de manutenção foram rapidamente acionadas para solucionar o problema, que pode ter sido causado pelo rompimento dos cabos em função do frio intenso registrado na capital paulista nesta madrugada. A região de Parelheiros, na Zona Sul, chegou a registrar temperaturas abaixo de 0°C, atingindo -1°C, enquanto a média na cidade foi de 5°C.

Durante o período de interrupção, a CPTM acionou o sistema PAESE (Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência) para minimizar os transtornos aos passageiros. Ônibus foram disponibilizados para fazer o trajeto entre as estações afetadas, garantindo que os usuários pudessem seguir seus percursos.

A CPTM pede desculpas pelos transtornos causados aos passageiros. Durante a atuação da equipe de manutenção, as alternativas para os passageiros foram os ônibus do sistema PAESE e as linhas 11-Coral e 3-Vermelha do Metrô", informou a companhia em nota oficial.

Apesar dos esforços para normalizar o serviço, muitos passageiros enfrentaram dificuldades e atrasos durante a manhã. Alguns relataram longas filas para acessar os ônibus alternativos e aglomerações nas estações, o que gerou insatisfação e críticas à empresa.

Por volta das 7h10, a CPTM informou que a circulação dos trens estava em processo de normalização, e que a operação completa seria retomada gradualmente ao longo do dia.

Compartilhe