Diário de São Paulo
Siga-nos
Justiça

STF decide manter suspensão do porte de arma da deputada Carla Zambelli

A proibição do acesso da parlamentar às armas foi determinada pelo ministro Gilmar Mendes

Carla Zambelli foi gravada ameaçando um homem com uma arma no centro de São Paulo, em outubro de 2022 - Imagem: reprodução/Facebook
Carla Zambelli foi gravada ameaçando um homem com uma arma no centro de São Paulo, em outubro de 2022 - Imagem: reprodução/Facebook

Mateus Omena Publicado em 17/02/2023, às 17h34


O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta sexta-feira (17) para negar um pedido feito pela deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) pelo fim da suspensão de seu porte de arma.

A decisão pela proibição foi tomada pelo ministro Gilmar Mendes, que também havia autorizado a apreensão do revólver que ela usou no dia em que perseguiu um homem em uma rua de São Paulo.

O julgamento do pedido da parlamentar aconteceu no plenário virtual do Supremo. Mendes foi o primeiro a votar contra o recurso da deputada e foi seguido pelos ministros Alexandre de Moraes, Ricardo Lewandowski, Dias Toffoli, Edson Fachin e Roberto Barroso.

Em 29 de outubro, véspera do segundo turno das eleições de 2022, Carla Zambelli discutiu com um homem que se dizia apoiador do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo a deputada, ela sacou a arma e apontou em direção ao homem após ter sido ofendida e xingada.

A defesa da parlamentar apresentou um recurso contra a decisão de Gilmar Mendes, no qual argumenta que a deputada agiu em legítima defesa putativa, que acontece quando uma pessoa imagina estar em legítima defesa e reage contra uma agressão inexistente.

Por outro lado, durante a votação, o ministro do STF declarou: "a alegação de legítima defesa putativa deverá ser analisada quando do julgamento de mérito, inexistindo elementos suficientes ao acolhimento do pleito na atual fase procedimental". "A legítima defesa invocada exigiria demonstração inequívoca, ausente no contexto".

Para Mendes, Zambelli não foi presa em flagrante pelo episódio por ter foro privilegiado em razão de ser deputada federal. Mas, ele informou que a suspensão do porte e a apreensão da arma e das munições são necessárias para evitar que a deputada se envolva em casos semelhantes.

"A existência de indícios de autoria e de materialidade do delito de porte ilegal de arma de fogo torna necessária a adoção de medidas cautelares tendentes a evitar a prática de infrações penais desse mesmo jaez."

A decisão de Mendes atendeu a uma denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra a parlamentar por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com emprego de arma de fogo.

"Conquanto ostente o porte de arma de fogo de uso permitido para defesa pessoal, Carla Zambelli não detém autorização para o manejo ostensivo do armamento em via pública e em local aberto ao público contra pessoa do povo que não ensejava qualquer mal, ameaça ou perigo concreto à vida ou à integridade física sua ou de terceiro", informou o órgão.

"A permissão do porte de arma de fogo conferida à denunciada se destina única e exclusivamente à sua defesa pessoal; jamais para constranger a liberdade de interlocutor e a fazer com ele se desculpe dos seus posicionamentos políticos, preferências eleitorais e supostos atos injuriosos manifestados, ainda que a pretexto de resguardar, em tese, sua honra maculada", reforçou a PGR.

Compartilhe  

últimas notícias