Diário de São Paulo
Siga-nos
Ministérios

Sonia Guajajara: conheça quem é a ministra dos Povos Indígenas

O nome da parlamentar foi confirmado nesta quinta-feira (29)

Sonia Guajajara: conheça quem é a ministra dos Povos Indígenas - Imagem: divulgação
Sonia Guajajara: conheça quem é a ministra dos Povos Indígenas - Imagem: divulgação

Nathalia Jesus Publicado em 29/12/2022, às 10h41


Sonia Guajajara, deputada federal pelo PSOL-SP, será a ministra da pasta dos Povos Indígenas.

O nome da parlamentar já era um consenso dentro da equipe de transição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas não foi o único cotado para assumir o cargo.

Na última quarta-feira (28), Sonia Guajajara teve um encontro com o presidente eleito Lula. Na reunião para discutir os detalhes do ministério, ficou acordado que a nova pasta irá respaldar a Fundação Nacional do Índio (Funai) e a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).

Sonia Guajajara foi a primeira deputada federal indígena eleita por São Paulo, com 156 mil votos, e ganhou projeção dentro da comunidade internacional pela sua luta na representatividade indígena no cenário político.

Além desses fatores, o nome de Sonia também ganhou força dentro da equipe de transição por ser mulher, o que teria sensibilizado a futura primeira-dama Rosângela Silva, a Janja, que já tinha uma relação próxima com o trabalho da parlamentar pela retaliação promovida pela administração da Funai sob gestão do governo Bolsonaro.

Em maio de 2022, Guajajara foi incluída na lista das 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista Times.

A notícia da nomeação de Sonia para assumir o novo ministério não foi tão bem aceita pela comunidade, isso porque o movimento indígena teme que a saída da parlamentar do cargo de deputada federal possa prejudicar a representatividade conquistada na Câmara.

Para mediar os ânimos, a equipe de transição teria afirmado que o nome de Sonia Guajajara seria, de primeiro momento, para "preparar" a nova pasta no primeiro ano de governo Lula. Após esse período, a parlamentar poderia voltar a assumir sua cadeira na Câmara dos Deputados.

O Ministério dos Povos Indígenas é uma das promessas de campanha de Lula que sai do papel. A nova pasta deve significar um avanço na luta dos povos originários no País e já era uma demanda da comunidade para os futuros governos.

Compartilhe  

últimas notícias