Diário de São Paulo
Siga-nos
ELEIÇÕES 2024

Será obrigatório a biometria para votar nas eleições de 2024? Confira as regras

Veja como realizar a coleta da sua biometria e regularizar seu título

Veja como realizar a coleta de sua biometria e regularizar seu título - Imagem: Reprodução/X @fellipebambam
Veja como realizar a coleta de sua biometria e regularizar seu título - Imagem: Reprodução/X @fellipebambam

Ana Rodrigues Publicado em 15/04/2024, às 12h02


Não é obrigatório o cadastro da biometria para votar nas eleições de 2024. É preciso apenas levar um documento oficial com foto ao local de votação.

Segundo o UOL, apesar de não possuir uma restripção direta, será possível que o eleitor seja impedido de votar, se ele deixou de atender à convocação para revisão do eleitorado, com o objetivo de coletar a biometria. Sendo assim, ele pode estar com seu título eleitoral cancelado.

A situação do título de eleitor pode ser consultada através do site do TSE. O prazo para regularização do documento termina em 8 de maio.

Como cadastrar sua biometria? 

Para cadastrar a biometria, o eleitor deverá ir até o cartório eleitoral mais próximo da sua residência. A coleta será feita em todos os dedos das mãos, além de também, realizar a coleta da assinatura e foto digitalizada, além da confirmação dos dados pessoais.

Alguns cartórios exigiram o agendamento prévio. E, para fazer isso, basta consultar o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de seu estado para saber se é necessário marcar a ida ao cartório.

Será necessário comparecer ao cartório com comprovante de endereço e documento oficial com foto.

Quando é feita a coleta de biometria?

Quando o cidadão realiza o cadastro de seu primeiro título eleitoral, o eleitor é encaminhado para agendar sua ida ao cartório de sua região, para fazer o cadastramento da digital. Após tirar a primeira via do título, o site do Tribunal Superior Eleitoral emitirá um aviso de que você deve comparecer ao cartório no prazo de 30 dias, para realizar a coleta da digital.

Caso você não consiga comparecer no prazo, basta acessar o site do TRE de sua região e reagendar o comparecimento.

Para quem já tem o título de eleitor e ainda não realizou o cadastramento biométrico, basta acessar o site do TRE de seu estado, agendar a ida ao cartório mais próximo da sua região e comparecer levando os documentos necessários.

Qual o prazo para cadastrar a biometria e votar nas eleições de 2024?

O fim do prazo para esse cadastramento é o dia 8 de maio. Nesta data, além de receber a documentação e formulários para o cadastramento biométrico, eles também receberão a mudança de domicílio eleitoral, além da regularização do título de eleitor.

Caso eu perca o prazo, posso votar em outubro?

Sim, mesmo que ainda não tenha realizado o cadastramento biométrico poderá votar normalmente nas eleições municipais de 2024. No dia da eleição, basta comparecer à sua zona eleitoral e apresentar qualquer documento oficial de identificação com foto. Vale levar a carteira de identidade, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, CNH e passaporte.

É possível realizar o cadastro de forma online?

Não! A coleta da biometria só pode ser feita de maneira presencial no cartório eleitoral. Para conferir os endereços, acesse o site do TRE do seu estado.

Compartilhe  

últimas notícias