Diário de São Paulo
Siga-nos
Eleições Municipais

Eleições 2024: saiba como regularizar o título de eleitor

O prazo para realizar o procedimento da regularização do título de eleitor se estende até o dia 8 de maio

Eleições 2024: Saiba como regularizar o título de eleitor - Imagem: Reprodução Pexels
Eleições 2024: Saiba como regularizar o título de eleitor - Imagem: Reprodução Pexels

Milleny Ferreira Publicado em 14/03/2024, às 13h48


Para aqueles que por algum motivo não votaram nas eleições de 2022 para eleger quem assumiria o mandato de Governador, Presidente, Deputados e Senadores, só poderão votar este ano em se caso tenha justificado a ausência. 

Porém, se o eleitor não prestou a justificativa, será necessário ele realizar um novo procedimento de regularização do seu título, até o dia 8 de maio para que possa participar normalmente dessa eleição municipal. 

Como regularizar o título?

O eleitor consegue fazer a regularização de forma totalmente remota através do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para isso, é necessário que o usuário abra a aba de “Situação Eleitoral” no site e preencha com o número de seu CPF, número do título de eleitor ou seu nome completo.

Pode haver casos em que existam débitos pendentes (o que ocorre na falta de justificativa de ausência de voto), aí é necessário que o eleitor realize o pagamento da multa, segundo o portal da CNN Brasil.

Como pagar a multa?

A forma de pagamento para as multas eleitorais, podem variar entre Pix, cartão de crédito, ou com a emissão do boleto bancário através do Guia de Recolhimento da União (GRU).

O pagamento do boleto deve ser feito após a emissão do GRU, mas nos demais casos, o usuário irá precisar selecionar “pagar” no site do TSE, na aba de “Autoatendimento Eleitoral”. Após isso, é só aguardar a identificação do recebimento por parte da Justiça Eleitoral.

Compartilhe  

últimas notícias