Decisão suspende a obrigatoriedade de visto para cidadãos da Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão, facilitando a entrada no Brasil

William Oliveira Publicado em 20/03/2025, às 13h13
O Senado Federal do Brasil decidiu, em uma votação recente, sustar o decreto emitido pelo Executivo em maio de 2023, que estabelecia a obrigatoriedade de visto para cidadãos da Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão a partir de 10 de abril deste ano.
Na sessão plenária de 19 de outubro, os senadores aprovaram o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 206/23, que revoga a exigência de visto. A proposta agora segue para análise na Câmara dos Deputados.
Com a aprovação do PDL, a necessidade de visto para cidadãos desses quatro países é suspensa. O visto digital teria um custo de aproximadamente US$ 80,90, equivalentes a R$ 458,30.
A reintrodução da exigência de visto foi justificada pelo governo federal com base no princípio da reciprocidade, já que os países mencionados continuaram a exigir visto dos brasileiros.
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), relator do projeto, defendeu a revogação do decreto, afirmando que a reciprocidade não deve ser uma regra unilateral e não é uma imposição da Lei de Migração (Lei 13.445, de 2017). "O uso da reciprocidade como critério é apenas uma possibilidade que deve ser reconsiderada caso outra abordagem se prove mais vantajosa e adequada", argumentou.
Bolsonaro também apontou que a reintrodução da exigência poderia resultar em uma perda significativa de cerca de 190 mil turistas, com base nas projeções de 2024 em comparação ao fluxo atual de visitantes americanos.
Dados da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) revelam que, em 2022, o Brasil recebeu 825.077 turistas dos Estados Unidos e Canadá. O senador destacou que a reinstauração da exigência do visto reduziria o número de visitantes desses países, tornando as viagens menos convenientes.
Por outro lado, o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), se manifestou a favor da manutenção da exigência. Ele citou o exemplo do Japão, que retirou a obrigatoriedade de visto para os brasileiros, permitindo ao Brasil adotar uma política recíproca.
O senador Alessandro Vieira (MDB-SE) criticou o projeto que visa anular a decisão do Executivo, alegando que ele ultrapassa as competências constitucionais do Legislativo. Vieira argumentou que cabe ao Executivo tomar decisões sobre a política de vistos e sugeriu que o assunto deveria ter sido analisado previamente pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), responsável pela verificação da constitucionalidade das propostas.
"Isso é negativo. Esse é claramente um PDL que não atende aos requisitos da Constituição", concluiu o senador.
Leia também

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

O lugar a que pertencemos

STF oficializa fim da aposentadoria compulsória como punição máxima para juízes

EXPLÍCITO: MC Mirella apela com vídeo de sexo para promover OnlyFans; assista

Carol Barcellos vence fuso e falta de espaço em treino intenso em Tóquio

Tráfego Pago vs. Orgânico: Quando vale a pena investir dinheiro em anúncios?

Cristiano Ronaldo se incomoda com pergunta sobre Messi e se recusa a responder

Justiça condena Nego Di a mais de 14 anos de prisão em novo caso

Cristiano Ronaldo faz história e Portugal atropela o Uzbequistão na Copa do Mundo

Infantino confirma presença de Trump na final da Copa de 2026 e diz que presidente dos EUA entregará taça ao campeão