Diário de São Paulo
Siga-nos
Política

Senado dos EUA aprova rompimento de relações com o Brasil em caso de golpe

O senador americano Bernie Sanders foi quem apresentou a resolução

Bernie Sanders apresentou a resolução - Imagem: reprodução Instagram
Bernie Sanders apresentou a resolução - Imagem: reprodução Instagram

Manoela Cardozo Publicado em 03/11/2022, às 08h54


O Senado dos Estados Unidos aprovou por unanimidade uma resolução apresentada pelo senador Bernie Sanders e outros cinco senadores democratas a fim de defender a democracia no Brasil.

No plenário do Senado, Sanders afirmou, em defesa da medida, que o texto não era favorável a qualquer candidato e sim favorável a assistência militar e ao rompimento de relações entre países em caso de um golpe.

"Não estamos tomando lado na eleição brasileira, o que estamos fazendo é expressar o consenso do Senado de que o governo dos EUA deve deixar inequivocamente claro que a continuidade da relação entre Brasil e EUA depende do compromisso do governo do Brasil com democracia e direitos humanos".

"O governo Biden deve deixar claro que os Estados Unidos não apoiam nenhum governo que chegue ao poder ao Brasil por meios não democráticos e assegurar que a assistência militar é condicional à democracia e transição pacífica de poder", destacou Sanders.

Vale lembrar que tal medida não contava com apoio declarado de nenhum republicano, mas, de acordo com as regras da Câmara Alta, as medidas são aprovadas por unanimidade na casa caso nenhum senador objete um texto de resolução.

Compartilhe  

últimas notícias