Diário de São Paulo
Siga-nos
Independência do Brasil

Coração de Dom Pedro I chega ao Brasil para exposição em Brasília; saiba detalhes

Relíquia deixou Portugal pela primeira vez em 187 anos, e será exibido na capital em comemoração ao bicentenário da Independência

Coração de Dom Pedro I chega ao Brasil para exposição em Brasília - imagem: reprodução Instagram @templo_curioso
Coração de Dom Pedro I chega ao Brasil para exposição em Brasília - imagem: reprodução Instagram @templo_curioso

Fernanda Viana Publicado em 22/08/2022, às 15h13


O coração de Dom Pedro I chegou ao Brasil nesta segunda-feira (22) por volta das 10h transportado por uma aeronave VC-99, do Grupo de Transporte Especial (GTE) da Força Aérea Brasileira (FAB).

A aeronave com o órgão do imperador foi escoltada por dois caças F-5 da Força Aérea Brasileira em sua chegada ao Aeroporto Internacional de Brasília

O coração conservado em formol há 187 anos deixa Portugal pela primeira vez para a comemoração dos 200 anos da Independência do Brasil, no dia 7 de setembro.

Na terça (23), o Palácio do Planalto realizará uma cerimôniacom a presença do presidente Jair Bolsonaro (PL). Após isso, o órgão ficará exposto em uma cripta no Palácio do Itamaraty, em sala refrigerada, até 5 de setembro.

As negociações para a vinda do coração começaram em fevereiro deste ano, mas valor gasto para trazê-lo ao Brasil não foi divulgado.

Primeiro, os peritos do Instituto Médico Legal da Universidade do Porto autorizaram – do ponto de vista técnico – a vinda do órgão, "que é frágil". Depois, houve uma votação, na Câmara de Vereadores da cidade do Porto, onde a viagem foi autorizada, por unanimidade.

Compartilhe  

últimas notícias