Diário de São Paulo
Siga-nos

Senado aprova aumento do salário mínimo e amplia limite de isenção do IR

O governo de Lula ainda terá que enviar ao Congresso uma proposta que esclareça como financiará a inclusão de mais brasileiros entre aqueles isentos do Imposto de Renda

Carteira de Trabalho. - Imagem: Reprodução | Remessaonline
Carteira de Trabalho. - Imagem: Reprodução | Remessaonline

Marina Roveda Publicado em 25/08/2023, às 08h20


O plenário do Senado Federal aprovou, nesta quinta-feira (24), a Medida Provisória (MP) que eleva o salário mínimo no Brasil de R$ 1.302 para R$ 1.320. Além disso, o projeto inclui a ampliação da renda limite para isenção do Imposto de Renda (IR) para até dois salários mínimos. Agora, o texto segue para promulgação presidencial. No entanto, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) precisará apresentar um novo projeto para indicar de onde virá o financiamento para cobrir a nova tabela do IR.

Na quarta-feira (23), a Câmara dos Deputados retirou do texto da MP a proposta de taxação das offshores, que são as aplicações no exterior. Uma das alternativas em discussão é a cobrança de impostos sobre as aplicações em fundos exclusivos, frequentemente utilizados por milionários para investimentos. Vale lembrar que o aumento do salário mínimo já está em vigor desde 1º de maio de 2023, quando a MP foi editada por Lula. Além disso, a medida estabeleceu uma política de valorização do mínimo por meio de aumentos reais, vinculados ao crescimento econômico e à inflação. A MP precisava ser aprovada no Congresso até a próxima segunda-feira, 28, para não perder a validade.

Compartilhe  

últimas notícias