Mesmo procurado pela reportagem para comentar a situação de Santiago, Ministério Público não se manifesta
Jair Viana Publicado em 05/09/2024, às 19h13
O vereador Carlos Santiago (PL), que atualmente cumpre mandato em Itaquaquecetuba, está disputando a eleição para o mesmo cargo em Guarulhos. A situação irregular do parlamentar já provocou a abertura de um processo administrativo pelo presidente da Câmara de Itaquá, Davi Neto, que alegou desconhecer a situação de Santiago. O processo pode resultar na extinção do mandato do parlamentar.
Eleito vereador em 2020 em Itaquaquecetuba, Carlos Santiago teria mandato garantido até o próximo mês de dezembro. No entanto, ele transferiu seu domicílio eleitoral para Guarulhos sem comunicar à Câmara onde ainda cumpre mandato. Na Câmara de Itaquaquecetuba, ninguém tem conhecimento da situação criada pelo vereador.
Há uma semana, a reportagem tenta contato com o presidente do Legislativo de Itaquaquecetuba, Davi Neto. Todos os departamentos da Câmara com os quais a reportagem manteve contato, como administrativo e imprensa, além do gabinete da presidência, negam saber da condição criada pelo parlamentar.
LEI ORGÂNICA
O artigo 25, inciso V, da Lei Orgânica de Itaquaquecetuba proíbe o vereador de fixar residência em outro município. O texto é claro e determina ao presidente da Câmara que declare extinto o mandato do parlamentar que assim proceder.
O vereador Davi Neto, procurado pela reportagem, afirmou que desconhecia a condição de Carlos Santiago. A medida que anunciou foi a instauração de um processo administrativo, onde o vereador terá direito à ampla defesa e ao contraditório. Ele não informou o prazo para a conclusão do processo.
Neto, após alguns dias sendo procurado, enviou uma nota à reportagem na manhã desta quinta-feira (5): "A Câmara Municipal de Itaquaquecetuba informa que os fatos relatados pelo jornalista Jair Viana, do jornal Diário de São Paulo, não era de conhecimento [da presidência] e que, por conta disso, o presidente Davi Neto decidiu abrir um Processo Administrativo para apurar o caso e garantir o contraditório e a ampla defesa ao vereador, que poderá se manifestar sobre as alegações."
O VEREADOR
Carlos Santiago vem sendo procurado desde o dia 27 do mês passado para se manifestar sobre o assunto, mas ele não respondeu a nenhuma das inúmeras mensagens deixadas em seu aplicativo, nem atendeu às chamadas de voz feitas no mesmo.
MP NÃO RESPONDE
A reportagem também procurou o Ministério Público em Itaquaquecetuba, que sugeriu que o Ministério Público em São Paulo fosse acionado. No entanto, nenhuma das unidades respondeu aos questionamentos sobre a situação eleitoral de Carlos Santiago.
PARECER
Um jurista ouvido sob compromisso de anonimato apontou várias irregularidades e até a possibilidade de prisão do vereador Carlos Santiago. Segundo o especialista, o vereador não pode manter duplo domicílio eleitoral, o que configura crime de falsidade ideológica, além das implicações previstas na legislação eleitoral.
O jurista sugere que, para criar essa situação, o vereador mentiu para a Justiça Eleitoral, uma vez que não pode manter dois domicílios eleitorais. Pela lei municipal de Itaquaquecetuba, apenas o fato de Santiago fixar residência em Guarulhos já seria motivo para extinção de seu mandato.
A lei 9.504/97, que trata das eleições no Brasil, estabelece: “Para concorrer às eleições, o candidato deverá possuir domicílio eleitoral na respectiva circunscrição pelo prazo de seis meses e estar com a filiação deferida pelo partido no mesmo prazo”, conforme diz o texto.
Para o jurista, a definição é clara: "Domicílio eleitoral é o local de residência ou aquele onde o eleitor tem vínculos políticos, econômicos, sociais ou familiares", disse, referindo-se ao artigo 42 do Código Eleitoral.
Leia também
VÍDEO: Will Smith ganha presente de fã brasileiro e emociona ao retribuir da mesma forma; assista
Eduardo Costa dá chilique e show de estrelismo na festa de aniversário do próprio filho
ÁUDIO: mãe de santo revela traição que levou Deolane Bezerra à cadeia; ouça
Eleições do Santos FC: pesquisa revela que Rodrigo Marino é o preferido entre os sócios-torcedores
Novo plano contra Dengue, Zika e febre Oropouche é anunciada pelo governo federal
Mariah Carey agita São Paulo e esgota ingressos para show histórico
Andressa Urach vende piercing íntimo por valor de centenas de milhares
Influenciador com cinco esposas faz harmonização íntima para aumento genital
Camila Moura se emociona ao falar sobre término com Lucas Buda em "A Fazenda 16"
Governo Federal realizará novo levantamento de beneficiário do Bolsa Família