Diário de São Paulo
Siga-nos
Eleições 2022

Relatório de militares confirma se houve ou não fraude nas urnas eleitorais

Através da fiscalização da votação, foi feito um documento que mostram a correta contagem de votos

Um documento foi divulgado para constatar que não houve fraude eleitoral. - Imagem: reprodução I Divulgação
Um documento foi divulgado para constatar que não houve fraude eleitoral. - Imagem: reprodução I Divulgação

Juliane Moreti Publicado em 10/11/2022, às 16h11


Nesta quarta-feira (9), o relatório de fiscalização das Forças Armadas sobre a sistema eletrônico das eleições foi enviado pelo ministro Paulo Sérgio Nogueira, do Ministério da Defesa, ao Tribunal Superior Eleitoral.

O documento afirma que não foram constatadas irregularidades no processo eleitoral no Brasil, e que os boletins de urna que foram impressos estão em conformidade com os dados disponibilizados pelo TSE.

Ou seja, não são apontadas quaisquer fraudes eleitorais, além de que, o boletim impresso pela urna registrou o número total de votos idêntico o resultado totalizado e divulgado pelo tribunal.

''Em face das ferramentas e por oportunidades de fiscalização definidas nas Resoluções do TDE e estruturadas no Plano de Trabalho da EFASEV, a fiscalização constatou que o Teste de Integridade, sem biometria, ocorreu conforme o previsto. Quanto à fiscalização da totalização, foi constatada, por amostragem, a conformidade entre os BU (Boletim de Urna) impressos e os dados disponibilizados pelo TSE'', constata o documento.

Em nota, o ministro Alexandre de Moraes argumentou que ''recebeu com satisfação'' o relatório final do Ministério da Defesa, que assim como todas as demais entidades fiscalizadoras, não apontou fraude eleitoral ou nenhuma inconsistência no processo eleitoral de 2022.

Ainda assim, Nogueira pediu que fosse feita uma investigação técnica sobre eventuais riscos à segurança das urnas, pela possibilidade de um suposto ''código malicioso'' que pode interferir no funcionamento do aparelho.

Compartilhe  

últimas notícias