Diário de São Paulo
Siga-nos

Fiscalização encontra rachaduras, goteiras ou mofo em 40% das escolas públicas do estado de SP

Além disso, 84% das escolas visitadas não têm o auto de vistoria do Corpo de Bombeiros, segundo fiscalização do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que vistoriou 390 escolas estaduais e municipais de 319 cidades de São Paulo

Fiscalização encontra rachaduras, goteiras ou mofo em 40% das escolas públicas do estado de SP - Imagem: Freepik
Fiscalização encontra rachaduras, goteiras ou mofo em 40% das escolas públicas do estado de SP - Imagem: Freepik

G1 Publicado em 05/08/2022, às 09h03


Uma fiscalização do Tribunal de Contas do Estado (TCE) concluída nesta quinta-feira (4) verificou as condições de 390 escolas estaduais e municipais de 319 cidades de São Paulo.

A vistoria concluiu que, em 39% das unidades visitadas, foi possível identificar goteira, mofo, infiltração em laje ou bolor. Além disso, 84% das escolas visitadas não têm o auto de vistoria do Corpo de Bombeiros em dia. Também foram encontraram inadequações em 65% dos banheiros das escolas visitadas e problemas em 70% dos veículos oficiais das escolas.

O presidente do TCE disse que os gestores públicos vão ser intimados para explicar os problemas e os casos mais graves serão encaminhados ao Ministério Público (MP).

"Não é falta de dinheiro, essa é que a grande questão. Os municípios e estado têm um percentual para aplicar na educaçãoe na saúde. Infelizmente o que falta é gestão nessas áreas, porque não é possível que, depois de dois anos, nós tenhamos um quadro aí de grandes dificuldades, escolas em péssimas condições e veículos escolares que colocam em risco as crianças", disse o conselheiro Dimas Ramalho.

A secretaria da Educação do estado informou que, desde 2019, repassou mais de R$ 2,7 bilhões de reais para as associações de pais e mestres e que esse dinheiro é destinado para obras de manutenção e modernização das escolas.
Em relação à fiscalização do TCE, a secretaria disse que assim que for notificada vai prestar os esclarecimentos.

Compartilhe  

últimas notícias