Diário de São Paulo
Siga-nos
Política

Presidente assina iniciativas pela igualdade racial no Dia da Consciência Negra

Um encontro aconteceu nesta segunda-feira (20), no Palácio do Planalto, em Brasília

Presidente assina iniciativas pela igualdade racial. - Imagem: reprodução I Freepik
Presidente assina iniciativas pela igualdade racial. - Imagem: reprodução I Freepik

Juliane Moreti Publicado em 20/11/2023, às 11h55


Nesta segunda-feira (20), no Dia da Consciência Negra, o presidente Lula assinou 13 medidas apresentadas pela ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, em parceria com outros ministérios e órgãos federais. 

Para isso, uma cerimônia aconteceu no Salão Nobre, mais especificamente no Palácio do Planalto, em Brasília, e reuniu, também, secretários (as), parlamentares, intelectuais, autoridades, representantes do terceiro setor, além das apresentações de Jorge Aragão e Lia de Itamaracá. 

De acordo com informações do portal do governo, dessa vez, estão políticas para quilombolas, trabalho, primeira infância, memória e reparação, educação, cultura e outras. Para saber todas, veja a matéria completa do GOV, mas você pode conferir algumas: 

Políticas de ações afirmativas 

O programa leva esse nome por promover e monitorar políticas que garantam uma maior quantidade de direitos e equiparação de oportunidades para mulheres e pessoas negras, quilombolas e indígenas, por meio de um investimento de R$ 9 milhões.

Primeira infância antirracista 

Nesse quesito, a união do MIR e do Unicef busca combater o racismo e reduzir seus impactos na infância de crianças negras, quilombolas e indígenas. As medidas incluem estratégias voltadas para a capacitação de profissionais de saúde, da assistência social e da educação, por meio de seminários e eventos, para a disseminação de materiais sobre as práticas antirracistas. 

Brasil sem fome 

O Acordo de Cooperação Técnica (ACT), entre o MIR e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) procura manter o compromisso da construção de uma agenda de combate à fome, à insegurança alimentar e à pobreza, integrando o Plano Brasil sem Fome que visa a equidade de raça e gênero. 

Atencimento Psicossocial 

Com projetos desenvolvidos na Bahia e no Rio de Janeiro, o Governo Federal destinará R$ 8 milhões para a formação de quem trabalha no atendimento psicossocial de mães e familiares vítimas de violência. 

Grupos de trabalho 

O grupo de Trabalho Interministerial (GTI) de Comunicação Antirracista irá propor estratégias que fortaleçam as mídias negras, com a promoção da diversidade racial em publicidades e patrocínios do Estado, que incluem um diálogo com a sociedade e outros veículos, formando outros porta-vozes. 

Compartilhe  

últimas notícias