Diário de São Paulo
Siga-nos
Violência Doméstica

Polícia adota 'viatura lilás' para prender agressores de mulheres e motivo é comovente

Os veículos entrarão na frota da Polícia Militar a partir de amanhã (11)

Viatura lilás atuará em casos de violência contra a mulher - Imagem: reprodução Twitter
Viatura lilás atuará em casos de violência contra a mulher - Imagem: reprodução Twitter

Manoela Cardozo Publicado em 10/02/2023, às 11h30


Nesta sexta-feira (10), a Patrulha Maria da Penha ganhou três novas viaturas durante solenidade no Centro de Educação da Polícia Militar, na zona Sul de Teresina.

Na cor lilás, os veículos conduzirão agressores de mulheres em toda a capital. Conforme explicação de Chico Lucas, secretário de Segurança, essa é uma das estratégias do protocolo de combate à violência contra mulher.

"O agressor que não respeitar a campanha 'Não é Não', que não respeitar o corpo feminino, que não respeitar a vontade feminina vai ser conduzido na viatura lilás por mulheres, é isso que a gente quer mostrar, que o homem tem o dever de respeitar a vontade da feminina, o direto das mulheres. Então a viatura lilás é dar visibilidade e mostrar que as mulheres tem sim, por parte do governo do Estado, o apoio na proteção à sua integridade", relatou.

Segundo informações do Cidade Verde, a partir de amanhã (11), as três viaturas já entrarão na frota da Polícia Militar, no Corso de Teresina.

Leoneide Rocha, coordenadora da Patrulha Maria da Penha, esclareceu que depois das festas de Carnaval, os veículos farão parte da busca nas ocorrências de violência contra a mulher. 

"A Patrulha Maria da Penha vai continuar com sua agenda de visitas de fiscalização das mediadas protetivas acrescida agora da busca ativa onde nós vamos monitorar, através do 190 que recebe as denúncias de ocorrência, que deslocam a viatura diária para fazer esses atendimentos. E o caso que por ventura não tiver o flagrante desse agressor, a nossa viatura vai se deslocar até a casa dessa mulher e fazer as orientações", finalizou.

Compartilhe  

últimas notícias