Diário de São Paulo
Siga-nos

PF faz buscas em endereço de Carla Zambelli

Apreensão de hacker da 'Vaza Jato' motivou buscas

Carla Zambelli. - Imagem: Reprodução | YouTube
Carla Zambelli. - Imagem: Reprodução | YouTube

Marina Roveda Publicado em 02/08/2023, às 08h59


A Polícia Federalprendeu nesta quarta-feira (2) o hacker Walter Delgatti Neto, conhecido por ser o responsável pela divulgação das informações da chamada "Vaza Jato" ao invadir os telefones de autoridades envolvidas na operação Lava Jato.

Além disso, a PF também cumpriu mandados de busca e apreensão no apartamento e no gabinete da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). A operação foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

A defesa de Walter Delgatti Neto confirmou a prisão do hacker em Araraquara, no interior de São Paulo, e informou que ainda não teve acesso à decisão. O advogado também afirmou que só permitirá o depoimento do cliente na presença da defesa.

Oficialmente, a Polícia Federal divulgou que foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão (três no Distrito Federal e dois em São Paulo) e um mandado de prisão preventiva.

A operação visa obter mais informações sobre a inserção de alvarás de soltura e mandados de prisão falsos no Banco Nacional de Monitoramento de Prisões.

Os documentos falsificados incluíam um mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes, com a frase "faz o L" – um dos slogans da campanha eleitoral mais recente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

"Os crimes apurados ocorreram entre os dias 4 e 6 de janeiro de 2023, quando teriam sido inseridos no sistema do CNJ e, possivelmente, de outros tribunais do Brasil, 11 alvarás de soltura de indivíduos presos por motivos diversos e um mandado de prisão falso em desfavor do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes", diz material da Polícia Federal.

O ministro da Justiça, Flávio Dino, comentou sobre a operação em uma rede social, destacando que a Polícia Federal está agindo em defesa da Constituição e da ordem jurídica, investigando invasões de sistemas informatizados do Poder Judiciário da União, no contexto dos ataques às instituições.

Compartilhe  

últimas notícias