Diário de São Paulo
Siga-nos
ARGENTINA

Palácio do Planalto revela se Lula irá ou não à posse de Milei

O líder ultradireitista assumirá oficialmente a Casa Rosada em 10 de dezembro

Luiz Inácio Lula da Silva. - Imagem: Divulgação / Ricardo Stuckert
Luiz Inácio Lula da Silva. - Imagem: Divulgação / Ricardo Stuckert

Marina Roveda Publicado em 21/11/2023, às 08h01


O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não participará da posse do presidente eleito da Argentina, Javier Milei, conforme informou uma fonte do governo à agência AFP nesta segunda-feira. Milei tomará posse em 10 de dezembro, substituindo o atual presidente peronista Alberto Fernández.

Celso Amorim, assessor-chefe para assuntos internacionais da Presidência, justificou a ausência de Lula, afirmando que o ex-presidente foi pessoalmente ofendido por Milei. O ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, também afirmou que Milei ofendeu Lula de forma gratuita e exigiu um pedido de desculpas.

Pimenta destacou que Lula só consideraria parabenizar Milei após um pedido de desculpas do presidente eleito argentino. Durante a campanha, Milei fez declarações acusatórias contra Lula, chamando-o de "comunista" e "corrupto", além de alegar, sem comprovação, que o presidente brasileiro estaria interferindo e financiando parte da campanha argentina.

A relação entre os líderes políticos dos dois países ganha destaque, pois reflete o clima tenso e polarizado na América do Sul, além de sinalizar possíveis desafios diplomáticos entre Brasil e Argentina.

Compartilhe  

últimas notícias