Diário de São Paulo
Siga-nos
REPERCUSSÃO INTERNACIONAL

Operação da PF contra Bolsonaro, militares e ex-ministros repercute na imprensa internacional

A operação teve como alvo Bolsonaro e seus aliados, cumprindo 33 mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão preventiva

A operação teve como alvo Bolsonaro e seus aliados, onde cumpriu 33 mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão preventiva - Imagem: Reprodução/Instagram @jairmessiasbolsonaro
A operação teve como alvo Bolsonaro e seus aliados, onde cumpriu 33 mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão preventiva - Imagem: Reprodução/Instagram @jairmessiasbolsonaro

Ana Rodrigues Publicado em 09/02/2024, às 09h44


A operação da Polícia Federal desta quinta-feira (8) que teve como alvo o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados, em investigação sobre uma tentativa de golpe de Estado, repercutiu muito na imprensa internacional.

De acordo com o g1, ao todo, a PF cumpriu 33 mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão preventiva. A operação engloba Jair Bolsonaro, ex-ministros e ex-assessores dele. Há ainda medidas cautelares, como a proibição de contatos entre os investigados, retenção depassaportes e destituição de cargos públicos.

New York Times, EUA

O jornal norte-americano New York Times publicou que:

Bolsonaro do Brasil supervisionou uma ampla conspiração para se manter no poder independentemente dos resultados das eleições de 2022, incluindo a edição pessoal de uma minuta para prender um ministro do Supremo Tribunal Federal, segundo acusações divulgadas na quinta-feira pela Polícia Federal brasileira".

Le Monde, França

Já o jornal Le Monde, da França, destacou que:

o ex-presidente Bolsonaro está proibido de deixar o país após ter sido alvo de uma vasta operação policial nesta quinta-feira".

O periódico francês ainda chamou Jair Bolsonaro de "ex-presidente de extrema direita".

Bolsonaro entregou o passaporte à PF e cumprirá ordem de não manter contato com nenhum dos investigados, seguindo medidas restritivas impostas a ele.

BBC, Reino Unido

A BBC citou que Bolsonaro precisou entregar seu passaporte e que acusou a operação da Polícia Federal de ser politicamente motivada. A rede britânica também destacou a prisão de militares envolvidos com o ex-presidente e que "a polícia acusa Bolsonaro de liderar um plano fracassado para permanecer no poder após perder as eleições para Lula, seu rival de esquerda".

El País, Espanha

O jornal espanhol El País alegou que "a polícia do Brasil acusa Bolsonaro e vários generais aposentados de golpismo".

A Polícia Federal do Brasil bateu à porta da casa de veraneio de Jair Bolsonaro pela segunda vez em duas semanas",  afirmou o veículo, fazendo alusão a operação de busca na casa de Carlos Bolsonaro, no final de janeiro, onde o ex-presidente também se encontrava.

Washington Post, EUA

O Washington Post mencionou a fala de Lula à Rádio Itatiaia, de Minas Gerais, nesta quinta-feira (8), onde o ex-presidente afirmou que "um levante em 8 de janeiro de 2023 na capital do Brasil por apoiadores de Bolsonaro que buscavam derrubá-lo não teria ocorrido sem o envolvimento do ex-presidente Bolsonaro".

O jornal ainda relembrou que Bolsonaro falsificou sua vacinação contra a Covid em 2021, segundo uma investigação da Controladoria Geral da União (CGU).

Clarín, Argentina

O jornal Clarín, da Argentina, destacou a prisão de Valdemar Costa Neto, presidente do Partido Liberal (PL) em Brasília, por posse ilegal de arma de fogo, no âmbito da operação da Polícia Federal.

O jornal ainda falou que: "Valdemar é investigado por colocar o partido que tem o maior bloco de deputados à disposição de supostos planos golpistas perpetrados pelo círculo de civis e militares aliados de Bolsonaro após as eleições de 2022".

Compartilhe  

últimas notícias