Diário de São Paulo
Siga-nos
Polêmica!

PF comprova que Bolsonaro pediu e aprovou alterações em minuta que previa golpe

As provas apontam que o ex-presidente recebeu material de Filipe Martins

PF comprova que Bolsonaro pediu e aprovou alterações em minuta que previa golpe - Foto: Fotos Públicas
PF comprova que Bolsonaro pediu e aprovou alterações em minuta que previa golpe - Foto: Fotos Públicas

Vitória Tedeschi Publicado em 08/02/2024, às 14h20


Nesta quinta-feira (8), foi confiramado pela Polícia Federal, que o ex-presidente Jair Bolsonaro pediu e aprovou alterações na minuta de decreto que buscava implementar um golpe de Estado no Brasil.

De acordo com o UOL, Bolsonaro teria recebido uma cópia da minuta de Filipe Martins, o então assessor do presidente, e Amauri Saad, advogado apontado como autor do texto. O documento detalhava interferências do Judiciário e decretava a prisão de diversas autoridades, como os ministros Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes e Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Além da determinação de novas eleições.

Ainda de acordo com o mesmo portal, o ex-presidente chegou a convocar uma reunião com representantes das Forças Armadas: almirante Almir Garnier Santos, então comandante da Marinha, general Freire Gomes, do Exército, e o brigadeiro Batista Júnior, da Aeronáutica.

Tais informações constam na decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), que autorizou prisões e buscas contra ex-ministros e integrantes do núcleo duro do ex-mandatário.

"Posteriormente foram realizadas alterações a pedido do então presidente, permanecendo a determinação de prisão do Ministro ALEXANDRE DE MORAES e a realização de novas eleições. Nesse sentido, era relevante para os investigados monitorarem o ministro ALEXANDRE DE MORAES para executarem a pretendida ordem de prisão, em caso de consumação do golpe de Estado", diz trecho da decisão de Moraes, ainda de acordo com o UOL.

Compartilhe  

últimas notícias