Diário de São Paulo
Siga-nos
Politíca

Moraes torna público vídeo da reunião entre Bolsonaro e ministros antes das eleições

A gravação em questão foi encontrada no computador de Mauro Cid, ex-auxiliar próximo de Bolsonaro

Moraes torna público gravações da reunião entre Bolsonaro e ministros antes das eleições - Imagem: reprodução Instagram@alexandre.de.moraes.oficial
Moraes torna público gravações da reunião entre Bolsonaro e ministros antes das eleições - Imagem: reprodução [email protected]

Lillia Soares Publicado em 09/02/2024, às 14h10


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes decidiu tornar pública a gravaçãode uma reunião realizada em julho de 2022. Durante esse encontro, o então presidente Jair Bolsonaroe seus ministrosdiscutiram maneiras de lidar com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e questionaram a confiabilidade das urnas eletrônicas.

Parte das declarações feitas por Bolsonaro na reunião já havia sido revelada ao público. Entretanto, segundo aponta o G1, o que foi dito por outros participantes, como os ministros Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional, e Paulo Sérgio Nogueira, da Defesa, estava apenas documentado nos relatórios da Polícia Federal. A divulgação dos vídeos ocorreu somente após a determinação do ministro Moraes.

A gravação em questão foi encontrada no computador de Mauro Cid, ex-auxiliar próximo de Bolsonaro, durante uma investigação realizada pela Polícia Federal. Após Mauro Cid firmar um acordo de delação premiada com a PF, esse acordo foi ratificado pelo ministro Alexandre de Moraes.

Na reunião, conforme apurado pela Polícia Federal, Bolsonaro foi registrado ordenando a divulgação de informações enganosas na tentativa de influenciar a disputa eleitoral e evitar uma possível vitória do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva.

Além disso, o vídeo é uma das principais evidências que motivaram a ação da Polícia Federal na última quinta-feira contra militares e ex-ministros, que são suspeitos de estarem envolvidos em um suposto plano para derrubar o governo.

Confira video abaixo: 

Compartilhe  

últimas notícias