Diário de São Paulo
Siga-nos
STF

Ministros de Lula defendem indicação de mulher negra ao STF; entenda

Juristas se manifestaram na última quarta-feira (08)

Lula pode nomear mulher negra para vaga no STF - Imagem: reprodução Twitter
Lula pode nomear mulher negra para vaga no STF - Imagem: reprodução Twitter

Manoela Cardozo Publicado em 10/03/2023, às 08h40


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode nomear uma mulher negra para a vaga que será aberta no Supremo Tribunal Federal (STF), atitude inédita na história da Corte.

Conforme informações do Globo Notícias, o movimento ganhou força nos últimos dias e pauta intensificou através de várias declarações públicas de integrantes do próprio tribunal e ministros do governo.

A escolha de um substituto acontece em razão da vaga do ministro Ricardo Lewandowski, que se aposenta em abril.

Até o momento, os favoritos são Manoel Carlos de Almeida Filho, ex-assessor de Lewandowski e advogado Cristiano Zanin Martins.

Contudo, o nome da advogada Vera Lúcia Santana Araújo, integrante da Executiva Nacional da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD), passou a integrar na lista, assim como o do jurista André Nicolitt, professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), que é negro e também atenderia à pauta de mais diversidade no Supremo.

Vale lembrar que Vera Araújo já fez parte de uma lista para uma vaga no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no ano passado.

Na ultima quarta-feira (08), Silvio Almeida, ministro dos Direitos Humanos, fez questão de defender a indicação de uma mulher negra.

"É fundamental que haja uma mulher negra no STF, uma pessoa negra, para que a gente discuta a democratização nos espaços de poder", disse.

No mesmo dia, o ministro Edson Fachin também saiu em defesa da presença de uma ministra negra na Corte.

"Peço licença para cumprimentar uma quarta ministra que, quem sabe, em um lugar do futuro, estará neste plenário: uma mulher negra", concluiu ele.

Compartilhe  

últimas notícias