Diário de São Paulo
Siga-nos
Disposição política

Lula reforça que a desigualdade deve ser o tema principal em encontros oficiais

O presidente ainda defendeu que o que falta em diversas áreas é uma ''disposição política''

Lula acredita que a desigualdade em geral deve ser o tema principal em encontros oficiais. - Imagem: reprodução I Instagram @lulaoficial
Lula acredita que a desigualdade em geral deve ser o tema principal em encontros oficiais. - Imagem: reprodução I Instagram @lulaoficial

Juliane Moreti Publicado em 22/08/2023, às 17h06


Nesta terça-feira (22), durante a 'Conversa com o Presidente', Lula reforçou que acredita que as desigualdades em geral devem ser os principais temas discutidos nos encontros oficiais, como o BRICS e o G20.

O tema principal é a gente acabar com as desigualdades racial, de gênero, na educação, na saúde, de salário. É tudo desigual, num mundo em que poucos têm muito e muitos não tem nada'', disse Lula.

''Eu vou provocar essa discussão. Vou tentar que essa dicussão seja tema do próximo encontro do BRICS, do próximo encontro do G-20, para que a gente coloque essa questão da diferença entre a humanidade na ordem do dia'', alegou. 

Em um dos exemplos, o presidente comentou que cerca de 735 milhões de pessoas passam fome, contudo, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) confirma que há alimentos para todos. 

Por isso, para Lula, o ''algo errado'' explica-se no contexto da ''distribuição de renda mal feita'', que faz com que o que fique em questão seja o recurso para a compra, de acordo com informações do portal do governo.

''Algo está errado e o algo errado é a falta de recursos para comprar. O algo errado é a distribuição de riqueza que é mal feita no mundo. Apenas meia dúzia tem tudo e milhões, bilhões, não têm nada'', disse. 

''Temos alimento para isso, temos dinheiro para isso. O que precisa é ter disposição política. Você não pode continuar num mundo em que 1% mais rico tenha mais dinheiro do que 50% da população mundial mais pobre. Não podemos continuar assim'', ressalta. 

Compartilhe  

últimas notícias