Diário de São Paulo
Siga-nos

Lula fecha acordos poderosos com Portugal e garante apoio à aliança entre União Europeia e Mercosul

presidente brasileiro busca fortalecer laços internacionais e impulsionar economia do país através de acordos estratégicos com Portugal e proposta de aliança UE-Mercosul.

Lula fecha acordos poderosos com Portugal e garante apoio à aliança entre União Europeia e Mercosul. - Imagem: Reprodução - Twitter / Divulgação - Ricardo Stuckert
Lula fecha acordos poderosos com Portugal e garante apoio à aliança entre União Europeia e Mercosul. - Imagem: Reprodução - Twitter / Divulgação - Ricardo Stuckert

Marina Roveda Publicado em 22/04/2023, às 19h38


Em uma visita a Portugal, o ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT)afirmou neste sábado (22) que fará de tudo para viabilizar um acordo entre a União Europeia e o Mercosul, a fim de fortalecer a economia do país. Lula também destacou a importância de uma união sul-americana para negociar com igualdade de condições com a União Europeia.

"No que depender de mim, a gente vai fazer o acordo União Europeia e Mercosul. Faltam pequenos ajustes, mas temos condições de fazer. Se depender de mim, a gente vai tentar concluir a discussão mais séria do acordo da União Europeia e Celac.", iniciou o presidente brasileiro. 

"Se depender de mim, a gente vai rearticular a unidade da América do Sul porque a gente quer provar que juntos nós somos um grande bloco econômico e juntos nós temos muito mais chances de negociar igualdade de condições com a União Europeia", acrescentou Lula.

Durante sua visita, Lula assinou acordos de cooperação com Portugal e teve reuniões com autoridades, incluindo o presidente Marcelo Rebelo de Sousa. Na segunda-feira (24), o ex-presidente terá um encontro com empresários na cidade do Porto e, à noite, retornará a Lisboa para entregar o Prêmio Camões ao cantor e compositor Chico Buarque.

Além disso, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos(Apex) montará um escritório em Lisboa, como solicitado pelo embaixador português. Lula enfatizou a importância da aproximação entre países para fortalecer a economia e evitar o isolamento, como ocorreu durante o governo anterior no Brasil.

Compartilhe  

últimas notícias