Diário de São Paulo
Siga-nos
Polêmica!

Lula compara falta de transparência no governo Bolsonaro a estupro; entenda

A comparação polêmica foi feita durante discurso na última terça-feira (16); veja vídeo

Lula compara falta de  transparência no governo Bolsonaro a estupro; entenda - Imagem: reprodução redes sociais
Lula compara falta de transparência no governo Bolsonaro a estupro; entenda - Imagem: reprodução redes sociais

Vitória Tedeschi Publicado em 17/05/2023, às 10h27


Na última quarta-feira (16) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em discurso, comparou a Lei de Acesso à Informação (LAI) a uma criança de 11 anos e disse que ela foi "estuprada" no governo anterior, do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Eu não poderia faltar nesse dia de hoje num ato que a gente vem reforçar e defender uma criança de apenas 11 anos, que é a LAI, que foi estuprada há pouco tempo atrás e que nós estamos hoje recuperando para que o povo brasileiro veja essa criança se transformar em adulto", disse, em discurso durante o evento "Transparência e Acesso à Informação: Desafios para uma nova Década", em comemoração aos 11 anos de vigência da LAI.

Lula também criticou a transparência do governo Bolsonaro nos dados sobre apandemia de Covid: "Informações eram sonegadas nas coletivas de imprensa. Agentes públicos eram constrangidos para não relatarem o que ocorria. E até a página oficial da Internet com os dados da Covid foi mudada para dificultar o acompanhamento pela população", argumentou.

Além disso, o presidente ainda citou que a imposição de sigilos de 100 anos, ordenada por Bolsonaro, em assuntos da Presidência e do governo anteriores foram "atentados à transparência".

No evento, Vinícius de Carvalho afirmou que o dia 31 de outubro, segundo turno das eleições que deu a Lula a vitória presidencial, representou um início de um processo de transição de uma "cultura do segredo e do sigilo para uma cultura da transparência".

Confira o discurso completo:

Compartilhe  

últimas notícias