Diário de São Paulo
Siga-nos
POSSE

Governo Bolsonaro autoriza uso da Força Nacional na posse de Lula; saiba detalhes

Último ensaio geral acontecerá na próxima sexta-feira (30)

Lula e Bolsonaro - Imagem: reproducao Twitter
Lula e Bolsonaro - Imagem: reproducao Twitter

Manoela Cardozo Publicado em 28/12/2022, às 10h07


Nesta quarta-feira (28), o Ministério da Justiça do governo de Jair Bolsonaro (PL) publicou uma portaria no Diário Oficial da União, autorizando o uso da Força Nacional na posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A Força Nacional atuará em apoio à Polícia Rodoviária Federal (PRF) "nas atividades de escoltas, por ocasião da Operação Posse Presidencial 2023, em caráter episódico e planejado, no período de 27 de dezembro de 2022 a 2 de janeiro de 2023".

Cabe ressaltar que a Força Nacional é composta por agentes de segurança pública dos estados — como bombeiros, policiais militares e policiais civis — que atuam em ocasiões específicas para a União.

Nesta terça-feira (27), durante os preparativos para a posse de Lula, houve um ensaio da cerimônia. Servidores e militares cumpriram as etapas das cerimônias previstas para o dia 01 de janeiro, no Congresso Nacional e no Palácio do Planalto.

O último ensaio geral está previsto para a próxima sexta-feira (30).

Vale lembrar que a equipe do petista pediu o fechamento de toda a Esplanada dos Ministérios, a partir da mesma data, para fazer o rastreamento de explosivos e realizar a preparação do esquema de segurança para a posse.

Tal pedido foi confirmado pelo futuro ministro da Justiça, Flávio Dino.

Compartilhe  

últimas notícias