Diário de São Paulo
Siga-nos
Crime

Golfinho é resgatado com sucesso após ficar preso em rede de pesca ilegal; veja o vídeo

O caso aconteceu na Baía Sul de Florianópolis

Golfinho é resgatado com sucesso após ficar preso em rede de pesca ilegal; veja o vídeo - Imagem: Reprodução/Redes Sociais
Golfinho é resgatado com sucesso após ficar preso em rede de pesca ilegal; veja o vídeo - Imagem: Reprodução/Redes Sociais

Gabrielly Bento Publicado em 24/09/2024, às 19h00


A pesca ilegal continua sendo uma grave ameaça aos oceanos. No último sábado (21), um golfinho foi encontrado em apuros após ficar preso em uma rede de pesca irregular na Baía Sul de Florianópolis.

A Polícia Militar Ambiental (PMA) foi acionada durante um patrulhamento de rotina e encontrou o animal preso, visivelmente exausto após diversas tentativas de se libertar. Com agilidade, os policiais conseguiram retirar o golfinho da rede e devolvê-lo ao mar em segurança.

Segundo o G1, as redes localizadas na área foram apreendidas e estão sob custódia da 1ª Companhia do 1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA). Nenhum suspeito foi capturado.

As autoridades não revelaram o ponto exato em que as redes foram encontradas. No entanto, informou que colocar esses dispositivos configura crime ambiental, conforme o artigo 34, inciso II, da Lei 9.605/98, que trata de delitos contra a fauna. A punição para essa infração pode ser prisão de um a três anos, multa, ou ambas as penas de forma conjunta.

Essa prática também é uma violação ambiental segundo o artigo 35, inciso II, do decreto 6.514/08, que estabelece multas que variam de R$ 700 a R$ 100 mil, dependendo da gravidade da situação.

Compartilhe