Diário de São Paulo
Siga-nos
Bastidores do Poder

Gilberto Kassab revela os verdadeiros planos de Tarcísio para SP

O secretário estadual de governo detalhou as movimentações do político e como ele é avaliado entre as pessoas

Gilberto Kassab (PSD), secretário estadual de governo de São Paulo - Imagem: reprodução/Facebook
Gilberto Kassab (PSD), secretário estadual de governo de São Paulo - Imagem: reprodução/Facebook

Mateus Omena Publicado em 16/05/2023, às 14h13


O secretário estadual de Governo, Gilberto Kassab (PSD), declarou na última segunda (15) que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), deve evitar concorrer na próxima eleição presidencial e priorizar a disputa pela reeleição ao Palácio dos Bandeirantes, em 2026.

De acordo com o jornal Estadão, os aliados do atual governo já estão em ação para torná-lo potencial candidato do campo da direita à Presidência. No entanto, eles enfrentam os desafios jurídicos em torno do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que podem torná-lo inelegível.

Sobre essa questão, Kassab afirmou que aconselhou Tarcísio a ficar atento aos "equívocos" dos ex-governadores tucanos José Serra e João Doria, ambos do PSDB. Os dois se colocaram como potenciais candidatos à Presidência já nos primeiros mandatos à frente do Executivo paulista e não tiveram sucesso.

"Tarcísio é jovem, bem preparado. Se ele puder ficar oito anos é melhor para São Paulo, para o Brasil e para ele. Ao final de oito anos, se ele disputar a Presidência, vencer e ficar oito anos, ele vai deixar a Presidência aos 62 anos. A ansiedade é inimiga da perfeição política", disse Kassab durante seminário do Grupo Esfera Brasil, que reuniu empresários.

Kassab foi o principal articulador político da chapa que elegeu Tarcísio governador em 2022, principalmente na interlocução com prefeitos do interior. Ao assumir o cargo de secretário estadual de Governo, Kassab, que também atua como presidente nacional do PSD, bloqueou a presença de tucanos na nova gestão em São Paulo e trabalha para aumentar o poder de influência de seu partido no Estado.

Expectativas

Em relação ao cenário nacional, Kassab disse que o Brasil caminha para uma concentração partidária que vai dividir o País em "dois projetos políticos" - um de centro-esquerda liderado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e um de centro-direita que seria encabeçado pelo governador. O PSD está na base dos governos tanto de Tarcísio quanto de Lula.

Por outro lado, ele enxerga um cenário positivo para Tarcísio. Segundo a pesquisa Quaest, divulgada na semana passada, apontou que 48% do mercado considera que o governador paulista será o principal nome da oposição a Lula nos próximos quatro anos. O instituto ouviu 92 gestores, economistas e analistas de fundos de investimentos com sede em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Mesmo assim, o secretário avaliou que Bolsonaro tem grande "densidade eleitoral", mas disse que apostaria na relevância de candidatos moderados. Kassab, que já foi prefeito de São Paulo e ministro, citou outros nomes como alternativa na chamada centro-direita, como os governadores de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), e o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD).

Compartilhe  

últimas notícias