Diário de São Paulo
Siga-nos
Vídeo

Em trechos de vídeo apreendido pela PF, Bolsonaro diz que STF estava agindo para que Lula vencesse eleição

No vídeo mostra uma reunião comandada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro com seus ministros, ainda durante seu mandato

Em trechos de vídeo apreendido pela PF, Bolsonaro diz que STF estava agindo para que Lula vencesse eleição - Imagem: reprodução Twitter I @slpng_giants_pt
Em trechos de vídeo apreendido pela PF, Bolsonaro diz que STF estava agindo para que Lula vencesse eleição - Imagem: reprodução Twitter I @slpng_giants_pt

Milleny Ferreira Publicado em 09/02/2024, às 13h44


Foi durante uma reunião que o ex-presidente Jair Bolsonaro, teve com seus ministros, ainda durante o seu mandato, em 5 de julho de 2022,que o mesmo afirmou que o país viraria uma “grande guerrilha”, caso o presidente Lula (PT) vencesse as eleições de outubro daquele ano. 

O vídeo que está circulando entre os meios das redes sociais foi vazado, após a Polícia Federal apreender o computador pessoal do tenente-coronelMauro Cid, que apoiou a Operação Tempus Veritatis, deflagrada ainda nesta quinta-feira (8), de acordo com o portal do Congresso em Foco.

Durante a reunião, Bolsonaro convocou seus aliados a fim de que eles se juntassem para proliferar diversos ataques contra o sistema eleitoral, assim como uma forma de evitar sua derrota nas urnas.

“Nós sabemos que se a gente reagir depois das eleições vai ter um caos no Brasil, vai virar uma grande guerrilha, uma fogueira no Brasil. Agora, alguém duvida que a esquerda, como está indo, vai ganhar as eleições? Não adianta eu ter 80% dos votos. Eles vão ganhar as eleições”, disse Bolsonaro no vídeo.

 A gravação da reunião entre o ex-presidente e seus ministros se estende por cerca de 30 minutos. Mesmo o vídeo não sendo autorizado a ser divulgado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, alguns trechos, no entanto, foram vazados.

A operação que atualmente está sendo deflagrada pela PF, visa descobrir sobre a organização criminosa que trabalhou na tentativa de golpe de Estado e na abolição do Estado Democrático de Direito, para obter vantagem de natureza política com a manutenção no poder do então presidente Jair Bolsonaro. 

A atual investigação é a tentativa de golpe mais próxima ao antigo governo, sendo assim, também se aproxima principalmente dos alvos: Jair Bolsonaro e seus aliados, como os ex-ministros Braga Netto, Augusto Heleno, Paulo Sérgio Nogueira e Anderson Torres e o presidente do PL, Valdemar Costa Neto.

Diante da cúpula de seus ministros, Bolsonaro alega que o Supremo Tribunal Federal estaria agindo a favor de Lula, para que ele vencesse a eleição.

“Os caras estão preparando tudo, pô, pro Lula ganhar no primeiro turno. Na fraude. Vou mostrar como e por quê. Alguém acredita aqui em Fachin, Barroso e Alexandre de Moraes? Se acreditar, levanta o braço. Acredita que eles são pessoas isentas? Que estão preocupados em fazer justiça, seguir a Constituição? De tudo o que vocês estão vendo?”, afirma ele.

O ex-presidente alega que a única chance que teria de reverter o resultado seria por meio de uma ação dos seus ministros.

“Todos aqui têm uma inteligência bem acima da média. Todos aqui, como todo povo ali fora, têm algo a perder. Nós não podemos, pessoal, deixar chegar as eleições e acontecer o que está pintando, está pintando. Eu parei de falar em voto impresso em eleições há umas três semanas. Vocês estão vendo agora que… Eu acho que chegaram à conclusão. A gente vai ter que fazer alguma coisa antes”, completou ele.

Compartilhe  

últimas notícias