Diário de São Paulo
Siga-nos
Poder!

Deputado apresenta projeto para tornar 8 de janeiro Dia do Combate ao Terrorismo

A iniciativa foi proposta por causa dos ataques de grupos de extrema direita aos prédios dos Três Poderes

Invasão de apoiadores de Bolsonaro no prédio do Congresso Nacional, em Brasília - Imagem: reprodução/Facebook
Invasão de apoiadores de Bolsonaro no prédio do Congresso Nacional, em Brasília - Imagem: reprodução/Facebook

Mateus Omena Publicado em 04/02/2023, às 21h58


O deputado federal Fernando Mineiro (PT- RN) protocolou seu primeiro projeto de lei, que consiste em transformar o dia 8 de janeiro no Dia de Defesa da Democracia e do Combate ao Terrorismo e ao Fascismo.

A data proposta se refere ao início deste ano, quando eleitores de extrema direita invadiram e depredaram os prédios dos três Poderes em Brasília (DF).

Nas redes sociais, Mineiro justificou o projeto e disse que a iniciativa é uma forma de reafirmar o regime democrático, após ameaças golpistas.

"É para que o país inteiro, estados e movimentos sociais se lembrem o que aconteceu nesse dia e crie ações para consolidar no Brasil uma cultura democrática".

Na ocasião, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro se reuniram para invadir os prédios do STF, Palácio do Planalto e Congresso Nacional. Inconformados com a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições, os terroristas destruíram vidraças, depredaram itens de valor, furtaram obras de arte e invadiram salas especiais dos edifícios, como um ataque às instituições.

Compartilhe  

últimas notícias