Diário de São Paulo
Siga-nos
Bateu o martelo

DEFINIDO! China dá o aval e viagem de Lula já tem data para acontecer

O presidente não pôde comparecer no primeiro momento por conta de uma pneumonia

DEFINDO! China dá o aval e viagem de Lula já tem data para acontecer - Imagem: Agência Brasil
DEFINDO! China dá o aval e viagem de Lula já tem data para acontecer - Imagem: Agência Brasil

Nathalia Jesus Publicado em 31/03/2023, às 08h50


A chancelaria chinesa acaba de dar o sinal verde para que o Palácio do Planalto comece a planejar a tão aguardada viagem de Lula ao país asiático. A viagem é considerada de extrema importância pelo governo brasileiro para estabelecer alianças internacionais.

O Planalto sugeriu que o encontro entre Lula e o presidente chinês, Xi Jinping, fosse entre os dias 11 e 14 de abril, datas que já foram acertadas com a chancelaria. A reunião com o presidente do país oriental deve acontecer no dia 13 ou 14 do próximo mês.

A data da reunião e a duração da viagem ainda dependem da ida ou não de Lula a Xangai, onde está localizada a sede do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), que tem no comando a ex-presidente Dilma Rousseff. O banco, que também é conhecido como Banco do Brics, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Na visita para a China, Lula tem como objetivo defender as relações já estabelecidas com os parceiros internacionais comerciais do Brasil, além de ampliar a gama de produtos brasileiros vendidos para o país asiático, segundo informações do g1.

Há também 20 acordos pendentes que precisam ser assinados. Os acordos, que já estão prontos e precisam da assinatura dos dois países, haviam sido adiados após o cancelamento da viagem do presidente brasileiro, no último sábado (25), por conta de uma pneumonia.

Os acordos incluem diversas áreas como: saúde, agricultura, educação, finanças, indústria, ciência e tecnologia. Um dos acordos que devem ser assinados é referente ao Cbers-6, primeiro satélite sino-brasileiro para monitoramento da superfície da Terra, com foco em florestas.

Compartilhe  

últimas notícias