O presidente não pôde comparecer no primeiro momento por conta de uma pneumonia

Nathalia Jesus Publicado em 31/03/2023, às 08h50
A chancelaria chinesa acaba de dar o sinal verde para que o Palácio do Planalto comece a planejar a tão aguardada viagem de Lula ao país asiático. A viagem é considerada de extrema importância pelo governo brasileiro para estabelecer alianças internacionais.
O Planalto sugeriu que o encontro entre Lula e o presidente chinês, Xi Jinping, fosse entre os dias 11 e 14 de abril, datas que já foram acertadas com a chancelaria. A reunião com o presidente do país oriental deve acontecer no dia 13 ou 14 do próximo mês.
A data da reunião e a duração da viagem ainda dependem da ida ou não de Lula a Xangai, onde está localizada a sede do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), que tem no comando a ex-presidente Dilma Rousseff. O banco, que também é conhecido como Banco do Brics, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Na visita para a China, Lula tem como objetivo defender as relações já estabelecidas com os parceiros internacionais comerciais do Brasil, além de ampliar a gama de produtos brasileiros vendidos para o país asiático, segundo informações do g1.
Há também 20 acordos pendentes que precisam ser assinados. Os acordos, que já estão prontos e precisam da assinatura dos dois países, haviam sido adiados após o cancelamento da viagem do presidente brasileiro, no último sábado (25), por conta de uma pneumonia.
Os acordos incluem diversas áreas como: saúde, agricultura, educação, finanças, indústria, ciência e tecnologia. Um dos acordos que devem ser assinados é referente ao Cbers-6, primeiro satélite sino-brasileiro para monitoramento da superfície da Terra, com foco em florestas.
Leia também

Relembre a Lei Mariana Ferrer, criada após revolta com audiência do caso

Anac autoriza duas novas companhias aéreas internacionais a operar no Brasil

Incêndio destrói galpão de distribuidora de autopeças na Lapa, em São Paulo

Investigado por suposta falsificação de peças de luxo já foi denunciado pelo GAECO em caso de roubo de cargas

São Paulo entra em alerta para temporais, ventos fortes e queda brusca de temperatura

STF oficializa fim da aposentadoria compulsória como punição máxima para juízes

Influenciadora rebate críticas por namoro com ex-presidente da CBF 53 anos mais velho

Metrô de São Paulo distribui álbuns da Copa do Mundo e promove ação solidária com figurinhas repetidas

Torre Eiffel fecha as portas em meio a onda de calor histórica que castiga a França

Mulher é condenada a 66 anos de prisão por envenenar ovo de Páscoa e matar crianças no Maranhão