Diário de São Paulo
Siga-nos
Governo Lula

Conheça mais sobre a esposa do Geraldo Alckmin, a segunda-dama do Brasil

Saiba a história de vida e os principais cargos assumidos por Lu Alckmin

Desde o dia 1º de janeiro de 2023, Lu Alckmin é a segunda-dama do Brasil. - Imagem: reprodução I Instagram @lualckmin
Desde o dia 1º de janeiro de 2023, Lu Alckmin é a segunda-dama do Brasil. - Imagem: reprodução I Instagram @lualckmin

Juliane Moreti Publicado em 04/01/2023, às 18h55


Lu Alckmin (PSB) se tornou a segunda-dama do Brasil ao ser casada com Geraldo Alckmin (PSB), vice-presidente do país. Os dois tomaram posse do cargo no dia 1º de janeiro, quando aconteceu a cerimônia para o novo Presidente da República, Luiz Inácio (PT), assumir o poder.

Maria Lúcia Guimarães, de 72 anos, é nascida em São Paulo e se mudou com a família para Pindamonhangaba aos 4 anos de idade, cidade paulista em que cresceu. Lá, depois de formada no colégio, estudou a 'Escola Normal', que preparava docentes para lecionar ao antigo curso primário.

De acordo com o portal CNN, Maria Lúcia conheceu Geraldo Alckmin quando ele cursava a faculdade de medicina de Taubaté. Em 1979, os dois se casaram e atualmente tem três filhos chamados de Sophia, Geraldo e Thomaz [o último, por sua vez, é falecido].

Em 1970, tornou-se primeira-dama da cidade que nasceu, Pindamonhangaba. Nessa época, passou a se dedicar aos trabalhos sociais, com ações em comunidades carentes e campanhas de arrecadações de fundos para doações.

Ainda seguindo o mesmo rumo, em 1994, quando Geraldo foi vice-governador na chapa de Mário Covas, Lu Alckmin atuou como voluntária do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, ao lado da primeira-dama do estado [SP], Lila Covas.

Quando Covas veio a óbito, em 2001, Lu Alckmin assumiu a presidência do Fundo Social que acompanhava Lila Covas, programa do estado de São Paulo. Ao dar continuidade aos projetos, focou em qualificação profissional e geração de renda.

No mesmo ramo, em 2011, reassumiu a presidência do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, criando a Escola de Qualificação Profissional com alguns temas específicios [moda, beleza e construção civil].

Um dos seus projetos mais importantes quando esteve à frente do Fundo pela primeira vez, foi o projeto Padaria Artesanal, com mais de 9 mil unidades e a capacitação de 20 mil pessoas. Por ter dado certo, ao reassumir, retomou a Padaria.

Em 2022, se filiou ao PSB durante o Congresso Municipal do PSB em São Paulo, depois que Geraldo Alckmin integrou a chapa de Luiz Inácio Lula na disputa presidencial. Atualmente, é a segunda-dama do Brasile atuará no governo Lula nos próximos quatro anos.

Compartilhe  

últimas notícias