Muitos jovens querem trabalhar para ajudar a família e pagar as próprias contas. Mas nos dias de hoje, a concorrência no mercado de trabalho é grande. Quem se
Publicado em 18/06/2017, às 00h00 - Atualizado às 17h06 Redação
Muitos jovens querem trabalhar para ajudar a família e pagar as próprias contas. Mas nos dias de hoje, a concorrência no mercado de trabalho é grande. Quem se qualifica e se prepara, tem mais chances de conseguir uma boa vaga. Por isso, em São José do Rio Preto (SP), algumas instuições oferecem cursos gratuitos.
Na Arprom (Associação Rio-pretense De Promoção Do Menor) são oferecidas aulas de informática, ética, português, cidadania e orientações para o mercado de trabalho. Os alunos de baixa renda participam de aulas teóricas e vão para as empresas já com contratos de menores aprendizes.
“Temos a abertura de inscrições durante todo o ano. A medida em que o aprendiz que está aqui na instituição entra no mercado de trabalho, nós repomos os novos e os preparamos também”, comenta o presidente da instituição, Vitta Medina.
Muitos jovens acabam entrando no mercado de trabalho como menor aprendiz e começando a vida profissional de fato. Segundo o Ministério do Trabalho, 82% dos jovens que fazem cursos de qualificação são contratados pelas empresas. “O jovem que se qualifica antes, vai chegar primeiro e em melhores condições, no mercado de trabalho. Assim, conseguirá melhores vagas e salários”, comenta Jeremias Martins Alves, coordenador do Senai, instituição que também oferece cursos em Rio Preto.
A Arprom está com vagas abertas para adolescentes que querem ser menores aprendizes. A exigente é morar em Rio Preto e ter entre 14 e 16 anos. As aulas são de graça e nos períodos da manhã e da tarde. Os interessados podem fazer a inscrição na Arprom, na rua Prudente de Moraes, número 3308, no Centro.
Leia também
Homem se mata pondo fogo no próprio carro; ele queria o mesmo para esposa e filha
IMAGENS FORTES! Vídeo choca ao mostrar estado da vítima após acidente causado por Bruno Krupp
Com a morte de Jô Soares reina dúvida sobre quem ficará com sua fortuna; só a mansão vale R$ 15 milhões
Descubra o que aconteceu com Felipe Thomaz, filho de Guilherme Pádua e Paula assassinos de Daniella Perez
Filha de Victor Pecoraro reage contra o pai após descobrir traição
Antropóloga Beatriz Matos acusa governo de debochar do caso; entenda
Bruno Krupp: polícia suspeita que médico deu laudo falso sobre modelo; queria evitar cadeia
TV mostra ao vivo atropelamento e morte de garota no Rally; cenas chocantes
Caminhoneiros terão dinheiro na conta a partir do dia 9; cai primeira parcela do auxílio
Jornalista divulga pesquisa sobre filho bastardo do imperador Pedro I