Diário de São Paulo
Siga-nos
Troca de cadeiras

Marcelo Freixo anuncia saída do PSB e filiação ao PT: "Preciso de construção partidária"

O deputado será nomeado o novo presidente da Embratur

Marcelo Freixo anuncia saída do PSB e filiação ao PT: "Preciso de construção partidária" - Imagem: reprodução / Twitter @MarceloFreixo
Marcelo Freixo anuncia saída do PSB e filiação ao PT: "Preciso de construção partidária" - Imagem: reprodução / Twitter @MarceloFreixo

Nathalia Jesus Publicado em 04/01/2023, às 17h39


O deputado federal Marcelo Freixo anunciou, nesta quarta-feira (04), a saída do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e a filiação ao Partido dos Trabalhadores (PT), sigla do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O comunicado foi realizado através de uma publicação no perfil oficial de Freixo, que agradeceu à antiga agremiação e informou sobre a sua ida para o PT.

“Sou muito grato ao PSB. O partido cumpriu papel importante na nossa campanha para o governo do RJ, nos permitindo construir uma aliança histórica com legendas do campo progressista e do centro”, disse o novo presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), que também fez menção ao presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira.

Para justificar a troca de cadeiras, Freixo destacou que o partido do atual presidente “tem papel central na consolidação da frente ampla necessária para superar o bolsonarismo”.

“A superação do bolsonarismo começa pelo RJ, seu estado de origem. Por isso, junto com o PT, vamos fortalecer o trabalho de base, dialogando com os movimentos sociais, para ampliarmos nosso alcance na sociedade e elegermos deputados comprometidos com a defesa da democracia”, escreveu.

A troca das siglas de Freixo já estava sendo negociada entre os partidos desde novembro de 2022, depois do término das eleições presidenciais.

Marcelo Freixo concorreu ao cargo de governador do Rio de Janeiro e foi apoiado pelo PT e pelo presidente Lula. Contudo, o deputado foi derrotado pelo candidato de Bolsonaro, Cláudio Castro (PL), que conseguiu se reeleger ainda no primeiro turno com 58,65% dos votos válidos.

Veja a declaração do deputado:

freixo-pt
O deputado federal Marcelo Freixo era representante do PSOL antes de ir para o PSB. Imagem: reprodução / Twitter @MarceloFreixo
Compartilhe  

últimas notícias