Diário de São Paulo
Siga-nos
Politíca

Mauro Cid é preso após depoimento ao STF; entenda o motivo

Mauro Cid foi preso preventivamente após uma audiência que durou aproximadamente 1 hora e meia

Mauro Cid é preso após depoimento ao STF; entenda o motivo - Imagem: reprodução Twitter@meioindep
Mauro Cid é preso após depoimento ao STF; entenda o motivo - Imagem: reprodução Twitter@meioindep

Lillia Soares Publicado em 22/03/2024, às 15h45


Nesta sexta-feira (22), o tenente-coronel Mauro Cid, que já foi ajudante próximo do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi preso novamente após ser interrogado no Supremo Tribunal Federal (STF), sobre áudios vazados em que ele critica Alexandre de Moraes e a Polícia Federal (PF).

Após uma audiência que durou aproximadamente 1 hora e meia para confirmar os termos de sua colaboração, Mauro Cid foi preso preventivamente por ordem do Ministro Alexandre de Moraes. Isso aconteceu porque ele não cumpriu algumas medidas de precaução e obstruiu a justiça. A Polícia Federal o levou ao Instituto Médico Legal (IML).

Nos áudios publicados pela revista "Veja", Mauro Cid diz que foi pressionado a falar sobre coisas que não teriam acontecido ou das quais ele não teria conhecimento. Ele afirma que a Polícia Federal já tinha decidido o que queria ouvir e estava com "a narrativa pronta "e não queria saber a verdade.

Sobre Moraes, Cid diz que o magistrado tem controle total da situação: “Ele prende, ele solta, quando ele quiser, como ele quiser. Com Ministério Público, sem Ministério Público, com acusação, sem acusação”.

Os áudios foram gravados depois do último depoimento de Cid à Polícia Federal em 11 de março. Conforme informa o portal CNN, Cid é considerado uma figura-chave na investigação sobre uma possível tentativa de golpe liderada por Bolsonaro, membros de seu governo e aliados.

O Supremo Tribunal Federal aprovou o acordo de delaçãodo ex-assistente de Bolsonaro em 9 de setembro de 2023. Além disso, como a delação ainda está em progresso, o STF mantém o acordo em segredo. Cid já deu sete depoimentos à PF, sendo o último com duração de aproximadamente oito horas.

Compartilhe  

últimas notícias