Diário de São Paulo
Siga-nos
Chocante

Bolsonarista que ameaçou matar Lula é severamente punido pela Polícia Federal

A corporação coloca em prática uma operação de segurança dias antes da posse do petista

O criminoso foi identificado como Júnior do Ferro Velho - Imagem: reprodução/Facebook
O criminoso foi identificado como Júnior do Ferro Velho - Imagem: reprodução/Facebook

Mateus Omena Publicado em 30/12/2022, às 11h08


O homem que viralizou nas redes sociais ameaçando o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com uma arma de grosso calibre nas mãos foi preso na última quinta-feira (29) pela Polícia Federal.

A informação foi divulgada recentemente pelo futuro ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), nas redes sociais. Ele afirmou que o suspeito, identificado como Júnior do Ferro Velho, foi detido pelos agentes da corporação e a arma de fogo usada na gravação foi apreendida.

No vídeo, o homem ameaça matar Lula durante a cerimônia de posse, em 1º de janeiro de 2022. “Subir [a rampa] ele sobe, só não sei se termina. Começar a rampa ele começa, só não sei se termina”, disse.

Nas imagens, ele também aparece segurando um rifle e faz comentários irônicos a respeito da escolha de Lula em não subir a rampa do Palácio do Planalto com colete à prova de balas.

Riscos

Lula se prepara para tomar posse do cargo de Presidente da República neste domingo (1), marcando seu terceiro mandato como chefe do executivo.

A Polícia Federal anunciou que está trabalhando com a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal para colocar em ação um forte esquema de segurança para que a cerimônia aconteça com tranquilidade para as autoridades e os apoiadores do presidente eleito.

Neste domingo, 100% do efetivo das forças de segurança da capital federal estará em operação na cerimônia. A medida rígida foi adotada após um apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL) instalar uma bomba em um caminhão de combustíveis próximo ao aeroporto de Brasília.

Além disso, será proibida a entrada de bolsonaristas na Esplanada dos Ministérios para evitar conflitos e desordem com os apoiadores de Lula.

Embora grupos extremistas tenham feito diversas ameaças, Lula não deverá utilizar um colete à prova de balas no momento do desfile de posse, apesar do procedimento ser aconselhado pela equipe de segurança.

Compartilhe  

últimas notícias