Diário de São Paulo
Siga-nos
ESCOLAS CONECTADAS

''Capaz de transformar o ensino no Brasil'', diz Juscelino sobre ampliar o acesso à internet na educação

Além do ministro das Comunicações, Camilo Santana, da Educação, e o presidente Lula, também estiveram presentes no evento desta última terça-feira (26)

Presidente Lula, Camilo Santana e Juscelino Filho durante o evento da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas. - Imagem: reprodução I Instagram @lulaoficial
Presidente Lula, Camilo Santana e Juscelino Filho durante o evento da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas. - Imagem: reprodução I Instagram @lulaoficial

Juliane Moreti Publicado em 29/09/2023, às 15h43


Nesta última terça-feira (26), durante um evento no Palácio do Planalto, em Brasília, o presidente Lula assinou a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas, ao lado do ministro da Educação, Camilo Santana, e Juscelino Filho, de Comunicações.

A estratégia visa o investimento de R$ 8,8 milhões para uma política que busca alcançar o acesso à internet de qualidadeos aos estudantes das 138,8 mil escolas públicas da educação básica até o ano de 2026.

As políticas de telecomunicações contribuirão para o fim das desigualdades de acesso à internet nas escolas públicas brasileiras. A conectividade significativa nas escolas públicas será capaz de transformar o ensino no Brasil'', disse Juscelino.

Ainda para o ministro, conforme informações do portal do governo, essa iniciativa é mais um passo para garantir a ''democracia, participação social e cidadania''.

''Acreditamos que a educação tem que ser uma alavanca de reengenharia social, de resgate de cidadania plena e de promoção de dignidade humana no nosso país'', acrescentou. 

Dados da pasta confirmam que 42,7 mil escolas(37%) não têm aceso à internet boa qualidade para uso pedagógico; 71,6 mil (52%) não possuem sinal de Wifi e 96,3 mil (69,6%) não contam com dispositivos em quantidade adequada. 

''Dessas escolas, 79% estão nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, então serão as escolas que terão prioridade na primeira etapa da estratégia'', disse o ministro da Educação. 

Além disso, Camilo Santana completou alegando que realizar treinamentos sobre questões que envolvem à internet são formas de melhorar não somente a aprendizagem, mas também desenvolver as ''competências digitais'', buscar ''práticas pedagógicas inovadoras'' e auxiliar na ''formação de profissionais''. 

''Depois desse lançamento, posso afirmar que ao povo brasileiro que a partir de 2026 a gente vai ter outro país. Um país mais bem informado, mais conectado, com as pessoas recebendo conteúdo em mais quantidade e mais qualidade'', disse Lula na manhã do mesmo dia, durante o 'Conversa com o Presidente'. 

Compartilhe  

últimas notícias