Diário de São Paulo
Siga-nos
ISRAEL

1° ministro de Israel critica Lula em carta destinada a Bolsonaro; leia

Durante o conflito com o Hamas na Faixa de Gaza, o primeiro-ministro de Israel, enviou uma carta a Jair Bolsonaro

Durante o conflito com o Hamas na Faixa de Gaza, o primeiro-ministro de Israel, enviou uma carta a Jair Bolsonaro - Imagem: Reprodução/Instagram @b.netanyahu e @jairmessiasbolsonaro
Durante o conflito com o Hamas na Faixa de Gaza, o primeiro-ministro de Israel, enviou uma carta a Jair Bolsonaro - Imagem: Reprodução/Instagram @b.netanyahu e @jairmessiasbolsonaro

Ana Rodrigues Publicado em 12/03/2024, às 11h50


Durante o conflito com o Hamas na Faixa de Gaza, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, enviou uma carta a Jair Bolsonaro, convidando o ex-presidente brasileiro a visitar o local. No documento, o líder israelense faz críticas a Lula.

De acordo com o Metrópoles, sem mencionar o nome do petista, Netanyahu escreveu que o atual presidente brasileiro fez "acusações ultrajantes" contra as operações do exército de Israel em Gaza. A menção foi referente à declaração em que Lula comparou o assassinato de civis palestinos por Israel ao Holocausto.

Ainda ontem (25/2), você demonstrou sua solidariedade ao povo e ao Estado de Israel, agitando orgulhosamente a bandeira israelense num comício em São Paulo. Esta foi uma rejeição clara e moralmente sólida às acusações ultrajantes de seu sucessor contra as operações das FDI (Forças de Defesa de Israel) em Gaza", escreveu o primeiro-ministro.

O documento foi enviado pelo primeiro-ministro israelense em inglês e está datado no dia 26 de fevereiro, um dia após Bolsonaro participar do ato na Avenida Paulista, em São Paulo. No evento, o ex-presidente subiu no trio elétrico, segurando uma bandeira de Israel.

Ainda na carta, Netanyahu afirma que a relação entre o Brasil e Israel atinguiu "novos patamares" no governo Bolsonaro.

Sua amizade é ainda mais importante em tempos de crise e de guerra e, portanto, convido você e sua família a visitar Israel para demonstrar sua solidariedade ao povo de Israel".

Porém, para conseguir ir até Israel, Bolsonaro precisará da autorização do Supremo Tribunal Federal (STF), pois desde 8 de fevereiro, o ministro Alexandre de Moraes mandou apreender o passaporte do ex-presidente e o proibiu de sair do país. O pedido para viagem será feito pela defesa de Bolsonaro nos próximos dias.

Compartilhe  

últimas notícias