Diário de São Paulo
Siga-nos
Desesperador

Vídeo: publicitário descobre câmera escondida em quarto de hotel

O jovem compartilhou a situação em suas redes sociais

O Airbnb se pronunciou sobre o caso do jovem - Imagem: reprodução Freepik / @mateusbandeira
O Airbnb se pronunciou sobre o caso do jovem - Imagem: reprodução Freepik / @mateusbandeira

Bianca Souza Publicado em 11/11/2022, às 08h41


Mateus Bandeira, publicitário de 28 anos, encontrou uma câmera escondida em um apartamento alugado em um site de hospedagem, em Campinas, São Paulo.

O jovem, encontrou a câmera escondida em um relógio, próximo a cama do quarto. Surpreso com a situação, Mateus resolveu compartilhar o achado em suas redes sociais.

A publicação já soma mais de cinco milhões de visualizações e, nos comentários, vários internautas relataram situações semelhantes vividas durante suas hospedagens.

Em entrevista ao UOL, Mateus contou que locou o apartamento para dormir depois de um show do cantor Jão, que ocorreu no dia 29 de outubro, já que o publicitário mora em Mogi Guaçu.

"Depois de algum tempo no apartamento, me lembrei de um vídeo que tinha visto recentemente no TikTok sobre câmeras escondidas em espaços locados, foi quando pensei em fazer uma inspeção".

"Liguei a lanterna do celular, direcionei para uma tela de TV que estava em frente à cama e abaixo dela havia uma espécie de roteador, com um relógio digital em cima. Pensei que fosse um relógio comum, mas ao direcionar a lanterna do celular, fui surpreendido com uma câmera", contou.

Assustado com a situação, Mateus contou que resolveu remover todos os aparelhos eletrônicos da tomada.

O publicitário também revelou que, em uma busca rápida na internet, encontrou diversos aparelhos semelhantes ao que estava no quarto, usado para 'espionar'.

"Em uma pesquisa rápida no Google encontrei exatamente o mesmo relógio para vender em diversos sites, senti um profundo desespero e a impressão de que estava sendo vigiado o tempo todo".

"Não curti o show como gostaria, fiquei imaginando que alguém poderia entrar no apartamento enquanto eu não estava lá, furtar minhas coisas ou algo nesse sentido. É muito ruim se programar financeiramente para viver uma experiência feliz e viver momentos aterrorizantes, em que senti minha privacidade violada", revelou.

Ao retonar do show, Mateus contou que entrou em contato com Airbnb, site responsável pela locação, e reportou a situação. Aconselhado por amigos, o publicitário também registrou um boletim de ocorrência.

"No dia posterior ao ocorrido, no domingo a noite, decidi compartilhar o conteúdo para auxiliar outras pessoas que poderiam estar passando pela mesma situação que eu, e que muitas vezes tenham sido gravadas sem ao menos notar", contou.

Posicionamento

O site responsável pela locação do quarto emitiu uma nota ao UOL, informando que as câmeras são permitidas, desde que sejam sinalizadas na descrição do anúncio.

"Dispositivos de gravação nunca são permitidos em banheiros ou quartos. As regras sobre dispositivos se aplicam a todas as câmeras, dispositivos de gravação, dispositivos inteligentes e dispositivos de monitoramento. O Airbnb condena qualquer postura ou atitude que comprometa a dignidade humana, viole a privacidade de seus usuários ou que contrarie as leis vigentes. A plataforma possui regras e Termos de Serviço e quaisquer violações estão sujeitas às medidas cabíveis, como suspensão da conta e/ou banimento na plataforma", informou a plataforma.

A orientação dada pelo Airbnb para hóspedes que encontrarem câmeras nos quartos locados, é que entre em contato com a Central de Ajuda 24 horas da empresa.

Compartilhe  

últimas notícias