Diário de São Paulo
Siga-nos
Acidente

VÍDEO - em 24h, tubarão arranca braço de outro jovem no mesmo lugar

Na última segunda-feira (06), um ataque arrancou a perna de um adolescente de 14 anos

VÍDEO - em 24h, tubarão arranca braço de outro jovem no mesmo lugar - Imagem: reprodução redes sociais
VÍDEO - em 24h, tubarão arranca braço de outro jovem no mesmo lugar - Imagem: reprodução redes sociais

Vitória Tedeschi Publicado em 07/03/2023, às 11h20


Uma adolescente de 15 anos foi atacada por um tubarãoe teve o braço esquerdo arrancado enquanto nadava na Praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, na Grande Recife, em Pernambuco, na última segunda-feira (06).

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que ela foi retirada da água, já sem parte do braço (veja abaixo). Esse foi o segundo caso de ataque na mesma área em dois dias, sendo que a outra vítima é um menor que teve a perna amputada (veja ao fim da matéria).

A vítima, identificada pela Polícia Militar como Kaylane Timóteo, segundo o Hospital da Restauração, onde a jovem foi atendida, precisou passar por uma delicada cirurgia de mais de cinco horas.

Além disso, o HR informou, no fim da tarde, que a cirurgia ocorreu de forma tranquila e que a paciente estava consciente, com quadro estável de saúde. A cirurgia foi feita, sobretudo, para "reparar as lesões causadas pela amputação de parte do membro superior esquerdo", de acordo com nota.

Com mais esse acidente, sobe para 77 a quantidade de ocorrências envolvendo tubarões no estado, sendo 16 desses ataques na área de Piedade. Dez deles ocorreram em Fernando de Noronha, onde, em 2022, uma criança de São Paulo também teve a perna  amputada, após um ataque, o que causou a interdição de algumas áreas.

Relembre o caso que aconteceu 24h antes

Na tarde do último domingo (05), um adolescente de 14 anos, que não teve a identidade revelada, foi mordido por um tubarão em Jaboatão dos Guararapes (PE), no Grande recife, e teve a perna direita amputada.

A informação foi divulgada no fim da manhã desta segunda (06), pela assessoria de comunicação do Hospital da Restauração (HR), no Recife, onde ele está internado. Também foi informado que o jovem já se recupera na enfermaria, em quadro estável, após o ataque.

O adolescente precisou ser levado de helicóptero até o hospital após sofrer o atarque na área da igrejinha de Piedade, onde é proibido tomar banho de mar e praticar esportes por causa do risco de ataques de tubarão.

A proibição existe desde 1999 a proibição para práticas esportivas, mergulho e natação. Em 2021, também começou a restrição para banho de mar, após a expedição de um decreto municipal.

O último caso de mordida de tubarão registrado em Pernambuco foi há menos de 15 dias, quando um surfista foi atacado por tubarão em Olinda, também no Grande Recife.

Antes do caso de Olinda, um turista de Rondônia teve o pé ferido por um tubarão em Fernando de Noronha, em abril de 2022. Poucos meses antes, uma menina de 8 anos também foi atacada na ilha, e teve a perna amputada.

Compartilhe