Diário de São Paulo
Siga-nos
Acidente

TRAGÉDIA! Avião da Latam colide com veículo, pega fogo e número de mortes é revelado

O caso aconteceu na tarde da última sexta-feira (18)

O acidente ocorreu por volta das 15h25 - Imagem: reprodução/Twitter @NoticiasMundo23
O acidente ocorreu por volta das 15h25 - Imagem: reprodução/Twitter @NoticiasMundo23

Thais Bueno Publicado em 19/11/2022, às 08h16


Na última sexta-feira (18), um avião da Latam que estava prestes a decolar colidiu com um caminhão e pegou fogo na pista de um dos principais aeroportos do Peru. Infelizmente, foi confirmada a morte de dois bombeiros que estavam dentro do veículo atingido.

Também houve um terceiro profissional atingido - de acordo com a agência de notícias AFP, ele sofreu um traumatismo craniano e e está em estado crítico no momento.

Foram feitos diversos vídeos sobre o acidente e eles já circulam pelas redes sociais. Eles mostram o momento exato da tragédia e como ficou a asa do avião, em chamas e com muita fumaça ao redor. 

Por conta do acidente, o terminal Jorge Chávez decidiu suspender as operações pelo menos até às 13h00 (horário de Brasília) deste sábado (19).

Os outros voos que tinham como destino o aeroporto do Peru durante a última noite foram desviados para Pisco, que fica a 250 quilômetros ao sul da capital Lima. As autoridades levaram mais funcionários ao aeroporto para que ninguém fosse prejudicado e toda a demanda fosse devidamente atendida.

Outros terminais como o de Piura, Chiclayo, Trujillo, Iquitos, Arequipa e Cusco também receberam voos internacionais. Contudo, vale mencionar que diversas viagens para outros continentes da Latam, que faziam escala em Lima, tiveram problemas.

A tragédia ocorreu por volta do horário das 15h25 em Lima, 17h25 no horário de Brasília. O voo era o LA2213 e seu destino era a cidade peruana de Juliaca, no sudeste do país. O Airbus 230 carregava 102 passageiros e 6 membros da tripulação, que foram encaminhados para atendimento por segurança.

A companhia afirmou que ninguém que estava na aeronave ficou ferido; no entanto, o Ministério da Saúde do país desmentiu a informação e revelou que pelo menos 20 passageiros estavam em tratamento, com dois em estado gravíssimo.

A Latam contou, em nota oficial, que "um trabalho está sendo realizado em coordenação com as autoridades competentes para apoiar as investigações do ocorrido o mais rápido possível". Eles afirmaram que estão procurando mobilizar "todos os recursos humanos e técnicos" para cuidar das vítimas da melhor maneira.

O gerente da Latam no Peru explicou, em entrevista coletiva, que o motivo pelo qual o caminhão entrou na pista no momento da decolagem ainda é desconhecido. "Não havia emergência no avião, o voo estava em condições para decolar, tinha autorização para isso e se chocou com o caminhão - que não sabemos o que estava fazendo ali".

Um porta-voz dos bombeiros comentou que os profissionais auxiliarão nas investigações, em conjunto com o Ministério Público do Peru.

O brasileiro Mauro Ferreira, que estava esperando seu voo em uma escala para poder voltar ao Brasil, gravou o acidente e relatou para a Reuters:

"Todos no salão de embarque ficaram apreensivos até vermos o avião parar e os bombeiros e ambulâncias chegarem. Foi muito angustiante, porque não sabíamos quantas pessoas havia a bordo, a fumaça estava muito alta".

O presidente do país, Pedro Castillo, lamentou a morte das vítimas e prestou suas condolências aos familiares em suas redes sociais.

"Expresso minhas mais profundas condolências às famílias de Ángel Torres e Nicolás Santa Gadea, bravos bombeiros que morreram no acidente ocorrido no aeroporto Jorge Chávez. Meus pensamentos e orações estão com eles. Desejo a recuperação dos feridos".

Compartilhe  

últimas notícias