Diário de São Paulo
Siga-nos
Segurança

Por que os funcionários de supermercado estão usando câmeras nos uniformes?

As bodycams são muito semelhantes aos equipamentos usados pelos policiais militares

Entenda o porquê dos funcionários de supermercado estarem usando câmeras em seus uniformes - Imagem: Reprodução Pexels
Entenda o porquê dos funcionários de supermercado estarem usando câmeras em seus uniformes - Imagem: Reprodução Pexels

Milleny Ferreira Publicado em 30/01/2024, às 11h23


Os funcionários da grande rede de supermercados Carrefour, passaram a usar câmeras corporais (bodycams), a medida foi adotada em mais de 800 lojas do varejista. O novo equipamento utilizado é semelhante aos que os policiais militares estão usando em seus uniformes. 

A própria empresa revelou que chegou a investir um total de R$16 milhões  para realizar a compra de 6 mil câmeras, as quais ajudaram a reduzir em cerca de 30% das situações que podem ser consideradas como incidentes, a diminuição de casos de racismo, falhas na segurança e violência

A medida tomou maior força no ano passado, após ter ocorrido uma sequência de acontecimentos polêmicos que prejudicaram o supermercado, como vídeos que viralizaram onde mostram um homem e uma mulher preta são agredidos em uma filial Carrefour, e quando um negro foi espancado até a morte em outra unidade da rede.

De acordo com o portal Metrópoles, a princípio o projeto foi adotado em duas capitais do Brasil, e após a devolutiva positiva se ampliou a todas as redes, contendo hoje, 4 mil fiscais e 2 mil seguranças terceirizados usando os equipamentos. Os contratos com as empresas de segurança foram atualizados para que todos sejam obrigados a portar as bodycams. 

O porcentual foi confirmado após uma análise complexa realizada em 150 filiais do varejista Carrefour dentro de um prazo de quatro meses.

Compartilhe  

últimas notícias