Diário de São Paulo
Siga-nos
Violência obstétrica

Médico que fez o parto da influencer Shantal vira réu por violência psicológica e lesão corporal

O obstetra é bastante conhecido no setor e uma das maiores referências no assunto

Médico que fez o parto da influencer Shantal vira réu por violência psicológica e lesão corporal - Imagem: reprodução
Médico que fez o parto da influencer Shantal vira réu por violência psicológica e lesão corporal - Imagem: reprodução

Nathalia Jesus Publicado em 27/07/2023, às 12h46


Nesta quinta-feira (27), o Tribunal de Justiça julgou como procedente o recurso do Ministério Público e aceitou por unânimidade a denúncia da influenciadora Shantal Verdelho contra o médico obstetra Renato Kalil por lesão corporal e violência psicológica durante o parto de acordo com o g1.

A partir dessa decisão, o médico passa a responder em primeira instância pelos crimes denunciados pela influencer.

Em suas redes sociais, Shantal compartilhou com os seguidores que foi vítima de violência obstétrica pelo médico, bastante conhecido entre as celebridades, durante o parto da segunda filha, Domênica, em setembro de 2021, na maternidade do Hospital São Luiz, em São Paulo.

No entanto, em outubro de 2022 a Justiça negou a denúncia pelos crimes feita pela Promotoria de Violência Doméstica do Foro Central da capital paulista, que acompanha o caso desde a abertura do inquérito policial.

Na época, o juiz Carlos Alberto Corrêa de Almeida Oliveira, da 25ª Vara Criminal de São Paulo, afirmou que faltavam provas que justificassem no processo a imputação dos crimes alegados pela promotoria contra o obstetra.

O recurso, então, foi protocolado pela defesa da influenciadora em novembro de 2022. Nesta quinta, ele foi julgado e a decisão foi por unanimidade pelos desembargadores. O acórdão deve ser publicado nos próximos dias.

Para a promotoria, a decisão é importante "porque abre espaço para que a Justiça analise o mérito da denúncia e também abre precedentes inéditos para que outras vítimas de violência obstétrica denunciem".

Para o advogado de defesa da Shantal, Sergei Cobra Arbex, a decisão do TJ é uma vitória "porque Kalil se tornou réu e porque mostra que a Justiça reconheceu que há provas no processo que sustentam a denúncia".

Compartilhe  

últimas notícias