Diário de São Paulo
Siga-nos
Violência doméstica

Mulher divulga o próprio estupro para provar acusações contra o ex: "Me estuprava por prazer"

A vítima também compartilhou as ameaças que recebia por mensagens

Mulher divulga o próprio estupro para provar acusações contra o ex: "Me estuprava por prazer" - Imagem: arquivo pessoal
Mulher divulga o próprio estupro para provar acusações contra o ex: "Me estuprava por prazer" - Imagem: arquivo pessoal

Nathalia Jesus Publicado em 03/02/2023, às 12h19


Juliana Rizzo, de 34 anos, em uma tentativa de pressionar a Justiça pelas agressões vividas nas mãos do ex-marido, divulgou nas redes sociais vídeos do próprio estupro, da violência e prints de ameaças graves que sofreu durante os cinco anos de relacionamento.

Nas imagens, Ricardo Penna Guerreiro, de 46 anos, aparece agredindo e estuprando a então esposa. Segundo o relato de Juliana, o término do relacionamento aconteceu há dois anos, em 2021, depois que ela viu pelas câmeras instaladas pelo próprio acusado dentro do apartamento em que viviam ele brigando com o enteado, de apenas 15 anos.

O relacionamento

Em entrevista a Universa, Juliana Rizzo relatou que no início do relacionamento Ricardo se mostrou uma pessoa muito "divertida" e dedicada. "No começo ele era uma pessoa muito boa, não tinha problema nenhum, era divertido, a gente viajava, ele me apoiava em tudo, era uma pessoa realmente legal. Mas tudo isso era só para a conquista", afirmou.

Logo após o início do relacionamento, o casal decidiu morar junto, momento em que as agressões teriam começado a acontecer durante a gestação do primeiro filho deles. "Naquele dia, os amigos dele fizeram uma piada e eu sorri. Ele achou que eu estava rindo da piada, que era com ele, e aí começaram as agressões".

Na época, Juliana conseguiu sair de casa e se refugiar em outro lugar. No entanto, Ricardo teria ameaçado e sequestrado o filho mais velho dela, fruto de um antigo relacionamento.

"Ele colocou o meu filho no carro e saiu dizendo que só iria devolvê-lo na hora que conversássemos. Ele falava isso rindo. Eu fui até lá, peguei meu filho, ele pediu desculpas, disse que iria melhorar e eu acabei dando uma segunda chance. Mas, com o tempo, só piorou."

violencia-ameaca-estupro
Prints das ameaças sofridas por Juliana Rizzo pelo ex-marido. Imagem: arquivo pessoal cedido a Universa

Estupros

Juliana alega que o marido teria a proibido de trabalhar durante o período em que eram casados e a estuprou algumas vezes quando ela estava sob efeitos de medicamentos psiquiátricos.

Na entrevista, a vítima também relatou que passou por um período de depressão pós-parto, o que a levou a buscar por ajuda profissional. "Eu nunca deixei de comparecer como esposa, mesmo brigados, eu sempre acreditava na família, achava que com o tempo ia melhorar, sempre fazia de tudo para estar tudo bem. Mas, por prazer, ele começou a me estuprar", disse.

De acordo com Juliana, Ricardo por vezes Ricardo a acordava no meio da noite, depois que ela havia ingerido remédios para dormir. "Eu tentava impedir, mas ele não parava. Foram diversas vezes. Alguns dias acordei sangrando, porque ele me machucou. Se eu tinha noção do que estava acontecendo? Algumas vezes, sim, outras nem tanto, mas eu realmente não tinha forças para uma luta corporal."

Nas imagens divulgadas por Juliana nas redes sociais, é possível ver o momento em que Ricardo se aproxima e começa a puxar o corpo da esposa à força.

"Quando eu olhava essas imagens, eu me dava conta do que estava acontecendo e salvava isso para servir de prova. Foi tudo muito violento.", desabafou.

Separação

Juliana e Ricardo se separaram em 2021, a vítima afirmou que, na época havia acabado de perder a mãe e o acusado teria a impedido de se despedir da matriarca.

"Ele me xingou de vagabunda e, por sorte, eu tinha uma chave reserva do meu carro, porque ele tinha escondido a minha. Ele me achou logo depois e veio querer ajudar financeiramente no velório. Ele sempre fazia algo muito ruim e depois tentava se redimir. Só que, no outro dia, depois do velório, voltei para casa e acordei no meio da noite, com ele assistindo a um filme pornográfico. Ele veio tentar fazer sexo comigo, e eu falei que não queria, que tinha acabado de enterrar a minha mãe."

ameaca-violencia-estupro
Os advogados de defesa de Ricardo alegam que, por se tratar de um processo em segredo de Justiça, eles não podem se manifestar sobre o caso. Imagem: arquivo pessoal cedido a Universa

Após o episódio e uma separação de três meses, os dois discutiram novamente e Juliana decidiu sair de casa. Com a ajuda de um professor da faculdade, a mulher e os filhos conseguiram se estabelecer em outra cidade.

"Me expor dessa forma é algo muito duro. Reviver tudo isso mexeu demais comigo. Eu fiz isso porque ele já foi preso outras vezes, por outro crime, mas acabou saindo. Ele sempre ria disso, acreditando na impunidade. Eu tenho muito medo mesmo com ele preso, não me sinto segura", afirmou.

Ela ainda indicou que a divulgação das imagens serviu para pressionar a Justiça quanto a segurança dela e dos filhos.

"Eu temo pela minha vida e a de meus filhos. Eu não quero que isso gere uma revolta e algo seja feito contra a vida dele. Ele é um monstro, mas é o pai do meu filho e não quero carregar esse peso comigo. Eu só quero que ele seja condenado e fique preso. Eu quero a vida de todos intacta, porque eu sei que se depender dele, ele vai contra a minha vida. Eu só quero que me deixem em paz."

Após passar por uma audiência de custódia, Ricardo segue preso preventivamente.

Compartilhe  

últimas notícias