Diário de São Paulo
Siga-nos
TikTok

Menino morre após desafio da internet e mãe faz apelo: "Por favor, falem sobre isso em casa"

Leon Brown foi encontrado sem vida após fazer o desafio via Facetime

Leon Brown foi encontrado sem vida depois de supostamente tentar reproduzir um "desafio de asfixia" das redes sociais - Imagem: reprodução Instagram
Leon Brown foi encontrado sem vida depois de supostamente tentar reproduzir um "desafio de asfixia" das redes sociais - Imagem: reprodução Instagram

Vitória Tedeschi Publicado em 01/09/2022, às 16h58


Mais uma criança foi vítima das famosas 'trends' das redes sociais e morreu após participar do "desafio do desmaio", um viral que circula no TikTok.

Segundo os pais de Leon Brown, que tinha 14 anos, o corpo do menino foi encontrado em seu quarto na última quinta-feira (25).

Em entrevista ao jornal Daily Record,sua mãe, Lauryn Keating, de 30 anos, disse que só percebeu que havia algo de errado quando chamou pelo filho e não obteve respostas.

O desafio consiste em se sufocar até perder os sentidos. Amigos de Leon relataram à mãe do jovem, Lauryn Keating, o que aconteceu nos momentos anteriores à morte do colega:

"Um dos amigos de Leon me disse que estavam fazendo o desafio via Facetime, depois de ver vídeos no TikTok. Leon foi o que tentou primeiro, mas os amigos todos estavam encarando como uma brincadeira, uma piada. Uma das crianças disse que acharam que Leon retomaria a consciência, mas ele não retomou. Deu tudo terrivelmente errado", lembrou.

Um porta-voz do TikTokse manifestou sobre o episódio: "Nossas mais profundas condolências vão para a família por sua trágica perda. A segurança de nossa comunidade é prioridade, e levamos muito a sério qualquer reclamação sobre um desafio perigoso. Conteúdo dessa natureza é proibido em nossa plataforma e será removido se encontrado", disse em nota.

Segundo Lauryn ela já tinha ouvido falar sobre esses "desafios", especialmente depois do que aconteceu com Archie Battersbee,mas que nunca imaginou passar por algo parecido.

Você simplesmente não espera que seu próprio filho faça isso. Por favor, fale sobre esse assunto em casa, mostre para os seus filhos que esses desafios online não valem suas próprias vidas, as curtidas ou sei lá o que estejam procurando", desabafou.

O caso do menino britânico Archie Battersbee, de 12 anos, ocupou os noticiários nas últimas semanas, após ele morrer realizando o mesmo "desafio".

A história ganhou repercusão internacional, chegou até a Organização das Nações Unidas e serviu de alerta para que muitas famílias prestassem mais atenção ao tipo de conteúdo a que as crianças têm acesso na internet. Mas toda essa comoção não foi suficiente para evitar que casos parecidos voltassem a acontecer.

E os casos não acontecem apenas em outros países, na última sexta-feira (26), João Vitor Santos Mapa, de 10 anos, também morreu por asfixiaapós inalar quase meio vidro de desodorante em aerosol, em Belo Horizonte (MG).

Após a tragédia, o pai de João também fez um apelo a todos os pais de crianças na mesma faixa etária.

Eu peço para que todos olhem e tomem cuidados com seus filhos. A internet oferece muitas coisas boas, mas também tem coisas ruins”, pediu o pai de João Victor.
Compartilhe  

últimas notícias