Diário de São Paulo
Siga-nos
Chuva

Lula se solidariza com as mortes causada pela chuvas no RJ e ES

Ao total foram 20 vidas perdidas até a manhã deste domingo (24)

Lula se solidariza com as mortes causada pela chuvas no RJ e ES - Imagem: Reprodução/ Instagram @midianinja
Lula se solidariza com as mortes causada pela chuvas no RJ e ES - Imagem: Reprodução/ Instagram @midianinja

Gabrielly Bento Publicado em 24/03/2024, às 11h43


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), lamentou a morte de todos que perderam sua vida em decorrência das chuvas entre sexta-feira (22) e sábado (23), além de ter expressado sua solidariedade às famílias afetadas no Espírito Santo e no Rio de Janeiro. O líder do Partido dos Trabalhadores ressaltou que o governo central está disponível para prestar assistência aos governos locais e estaduais.

“O governo federal se solidariza com as famílias afetadas e com as vidas perdidas e está em contato constante com os governos estaduais e municipais para proteger, prevenir e reparar os danos das enchentes”, disse Lula no X (antigo Twitter).

“O sofrimento das famílias que perdem pais, bens e suas casas em decorrência das chuvas fortes tocam o país. Tragédias que se intensificam com as mudanças climáticas.”

Lula enfatizou que sua administração tem se empenhado em fortalecer os serviços da Defesa Civil e o apoio oferecido em tempos de emergência, incluindo a alocação de verbas para projetos de prevenção de desastres.

“Estamos trabalhando desde o ano passado para fortalecer a Defesa Civil e a assistência do governo federal em momentos de crise, e também para aumentar os recursos de obras de prevenção.”

Segundo o Metropoles, Lula orientou que o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional ofereça suporte aos municípios do Sudeste, principalmente ao Rio de Janeiro, que têm enfrentado chuvas intensas desde sexta-feira.

Conforme afirma o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Rio de Janeiro e o Espírito Santo estão em estado de alerta vermelho devido às chuvas.

No último boletim divulgado pela Defesa Civil de cada estado, oito pessoas perderam suas vidas no Rio de Janeiro. Já no Espírito Santo, o órgão relatou que doze pessoas faleceram no estado. Além disso, cerca de quatro mil habitantes estão desabrigados devido ao temporal.

Compartilhe  

últimas notícias