Diário de São Paulo
Siga-nos
Ataque

Jovem que jogou bombas em escola no interior de SP revela motivação do crime

O suspeito foi detido com uma suástica nazista no braço após jogar bombas na instituição de ensino

Jovem que jogou bomba em escola no interior de SP revela motivação do crime: "Ódio e rancor" - Imagem: reprodução
Jovem que jogou bomba em escola no interior de SP revela motivação do crime: "Ódio e rancor" - Imagem: reprodução

Nathalia Jesus Publicado em 14/02/2023, às 10h43


Na última segunda-feira (13), um jovem de 17 anos foi preso após ter lançado bombas caseiras na Escola Municipal Vista Alegres, em Monte Mor, no interior de São Paulo. O suspeito também estava armado com uma machadinha e um fuzil falso, além de estar com uma braçadeira com símbolo nazista.

De acordo com o delegado Fernando Bueno de Castro, da Delegacia de Monte Mor, o adolescente disse em depoimento que chegou a quebrar o braço de uma colega de classe em uma briga. Aos 14 anos, já descontente com o bullying que alegou sofrer na escola alvo do ataque, o suspeito parou de frequentar a as aulas.

Desde que desistiu dos estudos, o criminoso "vivia trancado no quarto e não saía de casa".

“É uma pessoa psicologicamente abalada. Ele não fala muito. Só aquilo que você pergunta. Na deepweb, ele começou a se relacionar em fóruns de cunho nazista e de terrorismo", afirmou o delegado, que também revelou que o suspeito aprendeu sozinho a montar bombas caseiras e coquetel molotov através de vídeos na internet.

Segundo informações compiladas pelo portal R7, o adolescente também teria contado ao delegado que o ataque estava sendo planejado há três anos. No primeiro momento, ele afirmou que teve ajuda no ataque, mas depois voltou atrás e afirmou que agiu sozinho.

"Poderia ter machucado muita gente. A bomba que ele soltou foi a de prego, mas a outra tinha um poder lesivo bem maior", disse Fernando Bueno.

Na residência do suspeito foi encontrada uma arma airsoft, material de referência nazista e um computador. Após outra vistoria, uma arma de fogo com seis munições também foi localizada na residência.

Os investigadores também encontraram um caderno em que o menor escreveu uma carta sobre o atentado. No texto, ele dizia que estava "motivado por ódio e rancor".

De acordo com o delegado responsável pelo caso, o adolescente irá responder por ato infracional análogo ao porte ilegal de arma e por ato terrorista. Após o registro do boletim de ocorrência, o jovem foi encaminhado para a Fundação Casa.

As bombas jogadas pelo ex-aluna da instituição de ensino na escola não atingiram nenhum estudante e ninguém ficou ferido durante a ação criminosa.

"A Secretaria de Educação de Monte Mor, devido ao episódio ocorrido na E.M. Vista Alegre, nesta segunda-feira (13), pôs à disposição dos alunos, de seus familiares, do corpo docente e dos funcionários da unidade de ensino o suporte de atendimento psicológico para acolhimento a todos os que precisarem do amparo e manterá de plantão, a partir desta terça-feira (14), o serviço psicológico, promovido pelas profissionais da equipe da Secretaria de Educação", destacou a prefeitura da cidade.

Compartilhe  

últimas notícias