Diário de São Paulo
Siga-nos
Crime

Aluno causa escândalo por usar roupa com símbolo nazista em universidade em SP

O caso está sendo investigado pela Polícia Civil

O estudante foi vaiado por colegas da universidade e foi encaminhado à Delegacia de Polícia - Imagem: reprodução/Facebook
O estudante foi vaiado por colegas da universidade e foi encaminhado à Delegacia de Polícia - Imagem: reprodução/Facebook

Mateus Omena Publicado em 04/11/2022, às 10h58


Um estudante da Universidade Federal do ABC (UFABC), em Santo André, foi retirado das dependências da instituição depois de comparecer à aula usando moletom com símbolo nazista. O crime aconteceu na última quinta-feira (3).

O estudante, cujo nome não foi revelado pelas autoridades, estava usando uma peça de roupa com o “sol negro”, um dos mais famosos símbolos da ideologia nazista, pregada pelo ditador austriaco Adolf Hitler durante as décadas de 1930 e 1940.

Após o escândalo, o aluno foi conduzido por policiais à delegacia para prestar esclarecimentos.

Em um vídeo que circula nas redes sociais, outros estudantes aparecem repudiando o comportamento do colega. Nas imagens, ele tentou se explicar e alegou que os nazistas usavam o símbolo “por ser parte de um culto místico”, mas que comprou o moletom devido à cultura viking.

O jovem foi retirado do local por seguranças. Em nota, a UFABC informou que “o estudante foi chamado para uma conversa com dirigentes, que também foi acompanhada por dois representantes de entidades discentes que estavam no local”.

De acordo com a universidade, o aluno pediu desculpas aos dirigentes e aos colegas pelo episódio e retirou o casaco. A reitoria declarou que a Universidade está acompanhando o caso.

“A UFABC repudia a apologia aos símbolos nazistas, reitera que estes são criminosos e inaceitáveis e que a Universidade está permanentemente atenta para encaminhar medidas legais cabíveis”, completou a nota.

Compartilhe  

últimas notícias