Diário de São Paulo
Siga-nos
Tragédia

Irmãos de 11 e 16 anos que morreram afogados foram encontrados abraçados

Os irmãos e a família são de São Paulo, mas foram passar as férias em Maragogi

Irmãos de 11 e 16 anos que morreram afogados foram encontrados abraçados - Imagem: reprodução
Irmãos de 11 e 16 anos que morreram afogados foram encontrados abraçados - Imagem: reprodução

Nathalia Jesus Publicado em 19/07/2023, às 09h25


Os irmãos Gabriel, de 16 anos, e Gustavo Nascimento, de 11, eram turistas de São Paulo, que foram passar as férias em Maragogi, município turístico de Alagoas. No entanto, as férias da família foram interrompidas após os dois morrerem afogados na praia do Peroba, na última segunda-feira (16).

Os irmãos foram encontrados em uma espécie de "buraco" de cerca de cinco metros de profundidade, segundo o coronel Clemens, comandante de Operação no Interior do Corpo de Bombeiros. Porém, um detalhe chamou a atenção dos bombeiros: eles estvam abraçados.

Os corpos, bem como o pai e o primo dos garotos, foram retirados do local com ajuda de uma aeronave e uma moto aquática. Os sobreviventes foram achados em estado de choque, e o pai ainda tinha esperança de encontrar os filhos com vida durante o resgate.

Em entrevista ao UOL, o coronel explicou que, possivelmente, o menino de 11 anos se agarrou ao irmão em ato de desespero, ou o adolescente segurou o irmão pequeno para tentar salvá-lo do afogamento, buscando deixá-lo próximo à superfície.

"Nós que somos profissionais temos treinamento diário, treinamentos específicos, conhecemos e estudamos toda a questão dos mares. Isso para poder saber dar mais sobrevida. Já duas crianças não têm esse poder de discernimento, de se manter calmo, não bater muito a perna, tentar respirar o máximo possível para não engolir água. E aí, você imagina os dois tentando se salvar? E aí, o que acontece? Cansam e não soltam mais. Depois que segura ali, não se soltam mais", disse.

Resgate

O quarteto estava muito distante da areia, segundo o coronel, completando que somente o pai dos meninos poderá explicar o que realmente aconteceu. "Eles entraram no mar por estar raso e, de repente, foram surpreendidos com a maré enchendo", disse.

O pai das vítimas e o sobrinho estavam em uma pedra entre os corais quando foram resgatados e acredita-se que pescadores devem ter visto a situação e acionado o resgate.

A praia de Peroba é a última da região da Maragogi e é "pouquíssimo visitada", ainda mais no inverno, tendo apenas com casas de veraneio, flats e sítios. Também não havia guarda-vidas na praia, que é distante, por ser uma segunda-feira.

O coronel explicou que é comum uma parte do mar secar e aparecerem bancos de areia, como se fossem "algumas trilhas", por onde os turistas costumam caminhar. "Esse banco de areia aparece, mas lado direito e lado esquerdo é água. E esses dois lados formam um canal (e ele não é raso). Porque a geografia dentro do mar é extremamente irregular."

O pai dos meninos é natural do interior de Sergipe, mas morava na cidade de São Paulo com a esposa e os filhos. Eles tinham chegado em Maragogi no domingo (16).

Os corpos dos meninos serão sepultados no município de Tomar do Geru (SE). Eles foram encaminhados para o IML (Instituto Médico Legal) na tarde de segunda-feira (17).

Compartilhe  

últimas notícias